Espaço Acadil: Aquecimento Global
“Uma conhecida história do poeta e do jovem que recolhia as estrelas do mar que ficavam presas na areia e as retornava ao mar. Como ele explicava ao poeta, são milhares de estrelas do mar, e não tenho como dar conta de devolvê-las todas ao mar; entretanto, para aquelas poucas que ele conseguia isso fazia a diferença”.
Tendo essa história como pano de fundo, diríamos que o tema discorre sobre o Aquecimento Global. Quantos estudos têm sido apresentados mostrando a dimensão do problema. Paralelamente, as estatísticas registram a existência de sinais misteriosos, na sucessão de desastres naturais que têm ocorrido nos últimos tempos: El nino, tsunami, ciclones, Katrina, Rita, terremotos, furacões, tremores, cataclismos… Como resultados visíveis dos problemas causados pelo clima.
Mas, afinal o que vem a ser Aquecimento Global?
O aquecimento global refere-se, ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra. Se este aumento se deve a causas naturais ou, provocadas pelo homem, ainda é um assunto muito debatido entre os cientistas. Infelizmente, muitos meteorologistas e climatólogos afirmam publicamente que é provocado pelo homem. Embora não se saiba até que ponto a atividade humana é responsável por ela, já que houve muitos outros aquecimentos globais antes mesmo que o homem inventasse a roda.
Fenômenos naturais como variação solar combinados com vulcões, provavelmente levaram a um efeito de aquecimento de épocas pré-industriais até o ano de 1950. Isso tudo foram conclusões de pelo menos 30 sociedades de comunidades científicas.
O Aquecimento Global e suas Consequências
O alerta dos cientistas sobre o aquecimento global e suas consequências, que há poucos anos mobilizava apenas órgãos técnicos de governos e ambientalistas, hoje, se tornou um tema onipresente. Em todo mundo, a possibilidade de ocorrerem catástrofes, cada vez mais devastadoras, por causa da elevação da temperatura no Planeta é tema obrigatório nas rodas de conversa. Essa superexposição do aquecimento global oferece um benefício e um risco. O benefício é conscientizar as nações de que a escalada do efeito estufa é uma ameaça real que precisa ser combatida.
O calor proveniente do sol bloqueia os raios refletidos pela superfície da Terra. Impedem, portanto, que a Terra devolva ao espaço uma parte do calor que recebe. Como isso é o que acontece dentro de uma estufa, os cientistas batizaram o fenômeno de “efeito estufa”.
Não se pode, porém, desviar a atenção de outra ameaça ambiental, igualmente grave, e cujas consequências se farão sentir mais cedo: o esgotamento dos recursos naturais do Planeta.
Eça de Queiroz, em uma de suas “Cartas da Inglaterra”, dizia que os desastres que mais nos tocam são os mais próximos. Parafraseando, há quem ache que essas catástrofes estão muito longe de nós. Ledo engano!
A maioria dos recursos naturais dos quais o homem depende para viver ou para manter seu bem-estar pode desaparecer em relativamente pouco tempo. Em alguns locais, sua falta já começa a fazer vítimas.
As estatísticas registram dados que o consumo de água no mundo cresceu seis vezes nos últimos 100 anos. O resultado mostra que um terço da população mundial vive em regiões onde a água é escassa, porcentagem que deve dobrar até 2025.
Cabe, aqui, lembrar-se das insistentes orientações e alertas quanto ao desperdício da água. Os especialistas em políticas ambientais advertem que é urgente coibir o desperdício. Somos nós que escolhemos nossas atitudes e com elas escrevemos nosso futuro. Se o consumo de água, no mundo, pode ser medido em estatísticas e cifras exatas, o mesmo não acontece com as consequências do aquecimento global. Não há unanimidade entre os cientistas sobre elas. Isso porque o clima da Terra é uma conjunção de tantos fatores, combinados de forma tão complexa, que a ciência ainda não conseguiu desvendá-lo por completo. Mas, essa mesma ciência pelos seus avanços da tecnologia vem conseguindo evitar várias catástrofes mundiais previstas em estudos.
Afinal, O Aquecimento Global existe? “Sim. O aquecimento global existe”. O climatologista americano Pat Michaels afirma que o aquecimento global é real e é em parte causado por atividades humanas. É certo que não temos capacidade tecnológica para reduzi-lo significativamente agora, mas essa tecnologia deve surgir se investirmos no futuro.
Ditinha Schanoski
Cadeira nº 19 I Patrono Doutor Benedito Motta Navarro