Espaço Acadil: Delícias de Natal

Ditinha Schanoski     
Cadeira nº 19 I Patrono Doutor Benedito Motta Navarro

Vivemos tempos bicudos, é bem verdade. Alguns mais inflamados já se declaram sem esperanças com a crise do nosso país.

Mas, neste texto queremos colocar somente coisas alegres, esquecer os dramas humanos, que não são poucos.

Talvez, você conserve entre as lembranças fortes de sua vida, a imagem do presépio montado na sala da sua casa.  Imagens de barro ou de fino “biscuit”, papéis pintados sugerindo pedras, patinhos em lago de espelho e, principalmente o Menino Jesus, Maria e José. Imagino e me recordo, as crianças de queixo caído apoiadas na borda da mesa, a olhar, olhar perdido no mundo distante. Não havia ideias claras, era apenas uma intuição forte que Deus, afinal, era alguém muito próximo, que Jesus era de fato de casa.

Na sua casa brilha a estrela do presépio ou apenas brilham as estrelas das lampadinhas chinesas? Será que não substituímos a manjedoura pelo pinheirinho?

Observe uma vela acesa. Veja a beleza de sua chama, o brilho que ela emite,a energia que passa, a claridade que produz.

Sem ter vida, ela fala da vida. Ter vida é brilhar, é iluminar, é aquecer, é encantar. Engraçado, somente notamos a presença da vela quando está acesa. Apagada não tem utilidade. Então vamos verificar se a nossa vela interior está iluminando, brilhando para os outros. É aqui que se encontra a “felicidade”de ser vela produzindo luz na escuridão e brilho para os olhos.

Neste Natal vamos despertar esperanças em todos os corações devolvendo a luz e mostrando a todos o caminho.

Não nos impressionemos com crises de tempos bicudos. Rezemos para que o Natal chegue com bastante alegria, paz, ternura e muito amor .

Quem sabe, de 26 de dezembro em diante, o Menino Jesus poderá estar entrando e saindo de nossas casas, pela porta da frente ou da cozinha, para se sentar à mesa e nos abençoar. Quem sabe?

Bom Natal para você! Diferente!