Espaço Acadil: Inteligência Artificial

Guilherme Del Campo
Cadeira nº 11 | Patrono Mario de Andrade

O ChatGPT é um sistema de linguagem de inteligência artificial, que permite formular perguntas complexas, acessar uma imensidão de informações e de dados, facilitando a vida dos usuários, resolvendo problemas, obtendo respostas e/ou sugestões para suas questões ou dúvidas. Não esqueçamos de que se trata de uma máquina programada artificialmente para fornecer respostas padronizadas.

Pode interagir com os seres humanos resolvendo problemas complexos de matemática, estudar a biologia das aves ao sugerir inovações na engenharia aeronáutica, auxiliar ou executar cirurgias complexas mesmo à distância, criar histórias mirabolantes, traduzir textos, compor músicas, programas de xadrez, além de uma imensidão de informações disponíveis. Ajuda elaborar trabalhos escolares, teses de mestrado e doutorado. Todavia não é de todo confiável. Ao buscar informações armazenadas ou respostas cerca-se de uma realidade nem sempre verídica. Um bom exemplo da IA é o desenvolvimento dos robôs humanoides programados para executar tarefas domésticas ou institucionais. Nós humanos queremos deixar de pensar?

Teme-se que esse sistema inovador possa substituir mão-de-obra e isso causar desemprego. Para atenuar respostas incômodas ou falsas é necessário perguntar com objetividade, segurança e conhecimento.

Nas organizações sociais a Inteligência Artificial (IA) pode auxiliar na previsão de vendas, no recrutamento e na avaliação do pessoal, no controle de estoques, selecionar fornecedores, estabelecer padrões, fixar custos e o preço dos produtos, enfim estabelecer parâmetros nas mais variadas áreas administrativas e nas tomadas das decisões.

Saliento o pronunciamento do Adm. Alberto Whitaker, Presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo: “apesar das inúmeras potencialidades do Chat, nada deve substituir o olhar humano”. Interprete-se aí o olhar crítico, a visão de conjunto, as decisões finais que devem ser tomadas por humanos, considerando os fatores que envolvem o comportamento administrativo.

Concluindo nada pode substituir a observação de um gerente experiente e bem preparado. A visão global empresarial que abrange tudo numa organização, desde a identificação de grupos antagônicos (panelinhas), a manutenção dos horários, o atendimento aos clientes, um sistema de aperfeiçoamento dos produtos, inclusive uma política saudável de pós-vendas e apurar o nível de satisfação dos clientes.

Na administração pública o sistema poderá fornecer parâmetros para o desenvolvimento de políticas de saneamento básico, conservação de rodovias, projetos de iluminação pública, incrementar programas de habitação, recursos naturais, preservação ambiental, segurança, campanhas de vacinação, atendimento médico e hospitalar e perícias tão necessárias ao bem-estar da população.

Entretanto nada pode substituir o homem e a mente humana, ou estou errado.