Espaço Acadil: Luiz Arthur

Maria Angela Pimentel Mangeon Elias
Cadeira nº 17 | Patrono Olívia Sebastiana da Silva

Tenho alguns quadros feitos pelo sensível Luiz Arthur, referentes às pinturas do nosso grande Almeida Júnior.  Um deles, intitulado “Descanso da modelo”, está estrategicamente colocado em um local, onde é sempre visto.

Sendo assim, o Luiz Arthur Gaspareto Vieira está sempre em minhas lembranças e sorrio quando me lembro diante de seu ar um tanto tristonho e, ao mesmo tempo, alegre.

Fazendo parte da récua de meus alunos, tanto no Ginásio como na Faculdade, ele se distingue por sua figura impar e carinhosa. Dávamos longas prosas quando ele me apresentava sua nova obra, emoldurada lindamente, mostrando seu carinho por suas apreciações.

Tenho em mãos um quadrinho desses, convenientemente retirado da parede, e intitulado “Descanso da modelo”, que me faz divagar… O destaque é, naturalmente, para a modelo, comodamente sentada em um terraço dando para um jardim, atentamente concentrada no livro que tem às mãos.

As vestes são da época em que este quadro foi pintado, reproduzindo fielmente o modelito comum:  saia, blusa e casaquinho para ninguém botar defeito.

Excelente em seu trabalho, Luiz Arthur nada deixava a desejar, para quem conhece essa pintura e pode, portanto, avaliar a qualidade de quem realizou, e muito bem, serviço de fotógrafo vocacionado. Aleluia!

Saudades…