Espaço Acadil: Pentecostes

Maria Angela Pimentel Mangeon Elias
Cadeira nº 17 I Patrono Olívia Sebastiana da Silva

Pentecostes é festa tradicional que, a cada ano, tenta se mostrar diferente. 

Entretanto, é a comemoração da descida das línguas de fogo do Espírito Santo sobre as cabeças de Nossa Senhora e dos Apóstolos, em uma sala, após a Ressurreição de Jesus. Portanto, é hora de alegria, muita alegria, porque Jesus venceu a morte. Daí a Folia de Pentecostes, com bandeiras, rezas e sons musicais, em procissão pela cidade, parando em pontos determinados e lindamente enfeitados. Ali se reza e, em geral, se come, se bebe também, em honra do acontecimento.

Neste ano da graça de 2023, dia 27 de maio, a procissão com os pousos do Divino teve início no Museu da Música, Rua Floriano Peixoto, diante de  belo altar, seguindo para a Rua Paula Souza, segundo pouso, na Fábrica São Luiz, diante de novo altar caprichosamente arrumado por Maria Sofia Vidigal Pacheco e Silva; daí prosseguiu, nessa mesma rua, para a Igreja do Bom Jesus, orando diante do significativo altar, cantando e refletindo sobre os Sete Dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus.

 O Coral Vozes de Itu, liderado pelo Maestro Luís Roberto de Francisco, abrilhantava o cortejo; atravessando a rua, a procissão chegava à Escola Santo Inácio, sempre privilegiada pelo bom gosto das suas atenciosas benfeitoras,  parava novamente no Antiquário da Lila, diante do esmerado altar, seguia para o Museu da Energia e, para encerrar os Sete Dons do Espírito Santo, atingia o Casa Amarela, tradicional e festejado antiquário tão bem cuidado por Carlos Roberto Camargo.  

Em todos os pousos foi dada a bênção com a Bandeira do Divino. A fita da Bandeira estava cheia dos “nozinhos” que faziam seus pedidos. Esta cerimônia me fez lembrar a noite de minha chegada a Itu, em plena Festa do Divino, 18 de maio de 1959. Aleluia!

Itu, principalmente, fica festiva e enfeitada, cantante e encantada, comemorando Pentecostes.

A procissão termina na Matriz Nossa Senhora da Candelária, com missa solene. É uma Festa Religiosa, de origem religiosa, com a participação do povo da cidade. Minha grande amiga Maria Isbela Gerth Landell de Moura teve a gentileza de me enviar as lindas fotos dos altares deste Pentecostes. 

Aleluia! Deo gratias!