Espaço Acadil: Reinício
Maria Angela Pimentel Mangeon Elias
Cadeira nº 17 I Patrono Olívia Sebastiana da Silva
Agora, início de mais um ano neste sofrido, muito sofrido tempo de pandemia, separo o magnífico exemplar de ITU 400 ANOS (1610 – 2010). Autoria de meus amigos Jair de Oliveira e Luís Roberto de Francisco, confesso estar mais atraída pelas excelentes fotos que, brilhantemente, ilustram o Quarto Centenário da nossa Ytu, fruto da muito simples Capela de Outu-Guassu, na povoação formada pela ousadia aventureira de Domingos Fernandes e Cristóvão Diniz.
Entretanto, como desprezar as explicativas inscrições das fotos, dadas pelo Jair e o magistral “A Legendária Itu”, do Luiz Roberto, que conferem ao livro a qualidade e valor de verdadeira joia?
Foi difícil achar adjetivo para tentar comunicar, aos leitores, o sentimento que me invadiu nesta tarde de domingo, chuvosa, em que desfruto de “férias” em São Paulo! Magistral diz muito pouco do que esta obra realmente significa!
Imagino a dedicação e o desprendimento de ambos autores na composição deste livro, uma das atividades que marcaram as comemorações de tão expressiva data: Quatro séculos de existência!
De estilo impecável e surpreendentemente elegante,Luís Roberto vai desfiando os acontecimentos, que se desenrolam sem cansar, mas, pelo contrário, aumentando o desejo de mais saber sobre pessoas, fatos, ações, sentimentos, aspirações, esperanças, e vitórias dessa “gente” que construiu Outu-Guassu, a pobre povoação que, entretanto, soube deslumbrar a rica História do nosso Brasil. Nomes que Luís Roberto não esqueceu, datas registradas, encantos bem narrados, sem nenhuma lacuna, aquecendo os corações que vibram por esta cidade!
Como num teatro, surgem as cenas, conduzindo à cultura, agraciando os nomes dos jesuítas, dos abastados fazendeiros e suas famílias, dos escravos , dos trabalhadores, dos artistas, dos visionários, das Irmãs de São José de Chambéry, dos Padres, dos imigrantes italianos, espanhóis, árabes, japoneses e tantos outros , enfim, os construtores da vida da cidade e da sua cidadania. Refulgem os nomes de Padre Bento Dias Pacheco e sua inimaginável assistência pessoal aos hansenianos; de Madre Maria Theodora Voiron e suas devotadas Irmãs na Educação, Saúde e Assistência Social de paulistas e brasileiros.
Ilustres foram todos e ilustrados foram todos, aconchegados nesse maravilhoso trabalho de Jair de Oliveira e Luís Roberto de Francisco. O reinício começa em 2011. Já temos doze anos a mais do que quatro séculos. Porém, não estamos nem estaremos à margem de nossa responsabilidade, pois estamos vivendo estes difíceis tempos. Gratidão devemos ter pela oportunidade de mostrar, com certeza, o que cada um de nós poderá e deverá fazer neste reinício. Atividades que demonstrem ter a humanidade realmente compreendido o verdadeiro valor das coisas que a rodeiam.
2 DE FEVEREIRO DE 2022! FELIZ ANIVERSÁRIO QUERIDA ITU!