Itu chega aos 412 anos com muita história

No traço do artista ituano Miguelzinho Dutra, uma vista de Ytu (ainda com Y) de 1851 (Reprodução)

Itu completa 412 anos nesta quarta-feira (02). Mas você sabe quais são as origens da cidade? Os bandeirantes Domingos Fernandes e seu genro Cristóvão Diniz receberam por sesmaria um lote de terras em 1604, nos Campos de Pirapitingui. Em 1610 com a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Candelária (local onde hoje há a Igreja do Bom Jesus) e a formação de um povoado, nasceu em 2 de fevereiro de 1610 Utu-Guaçu, hoje Itu.

Numa rápida linha do tempo, a fundação de Itu deu-se em 1610. Em 1653 foi criada a freguesia e em 1657, foi elevada à categoria de vila, com direito a possuir uma câmara municipal. O crescimento de Itu começou a partir de 1776, quando já havia 180 casas e os comerciantes começaram a abastecer bandeirantes que buscavam, por intermédio do rio Tietê, desbravar terras.

Com negócios de exportação de açúcar para a Europa, a Vila de Itu experimentou um grande crescimento, multiplicando o número de escravos e engenhos de cana e em 1811, foi criada a Comarca de Itu.

Em 1822, Itu recebeu o título por parte do imperador D. Pedro I de Fidelíssima, por sua posição a favor da independência. Em 1842, pela Lei Provincial de 5 de fevereiro de 1842, a Vila de Itu foi elevada a categoria de cidade e a partir de 1850 – e por vários anos – Itu foi considerada a cidade mais rica da Província de São Paulo, com importante participação na vida econômica e política paulista. O ano de 1873 marcou historicamente a cidade, com a realização da Convenção Republicana, a primeira no Brasil, que fez Itu tornar-se conhecida como Berço da República.

Com o declínio da cultura do açúcar, o café acabou sendo a base da economia até 1935 e a partir de 1950 novas indústrias se instalaram na cidade, principalmente as cerâmicas. Na década de 1970, principalmente com a construção da Rodovia Castello Branco, novas indústrias vieram para a cidade.

O turismo deu uma grande visibilidade à cidade a partir de Francisco Flaviano de Almeida, o conhecido Simplício, que eternizou Itu como a cidade onde tudo é grande, atraindo turistas não apenas da região, como de todo o Brasil e até do exterior.

Atualmente, com um grande número de condomínios, e com várias estradas que facilitam a chegada de turistas, Itu é uma cidade tranquila para morar, segura e aprazível. Seu povo é respeitador, receptivo e muito orgulhoso dos 412 anos de grandiosa história.

Um comentário em “Itu chega aos 412 anos com muita história

  • 03/02/2022 em 13:26
    Permalink

    “Segura, receptiva e aprazível”…
    Tá bom.

Os comentários estão desativados.