Espaço Criar chega em Itu com três unidades
Na última semana, o prefeito Guilherme Gazzola (PL), acompanhado do secretário municipal de Educação, Plínio Bernardi Jr., inaugurou três unidades do Espaço Criar, localizadas na Rede Saber I, Rede Saber III e no Nape I (Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado).
Durante as solenidades, o chefe do Executivo destacou a importância dos serviços que serão oferecidos aos estudantes. “Projetos como esse precisam de ousadia, em especial do Poder Público. Criar um espaço assim engradece todos que lidam com a educação e mostra para as pessoas que utilizam os serviços, a grandeza e a qualidade que eles têm”, afirmou Gazzola.
Para o secretário de Educação, o Espaço Maker (como também é conhecido), é uma ferramenta que será usada para se aprender de forma mais descontraída. “Eu sempre digo que lugar de criança é na escola e não há lugar melhor para se aprender sobre tecnologia, pois se trata de mais um meio de aprendizado para agregar no futuro deles”, comentou Plínio Bernardi.
O Espaço Criar tem por objetivo gerar ambientes inovadores, nos quais os alunos e profissionais de ensino poderão desenvolver habilidades a partir do uso de tecnologia, obtendo conhecimento a ser agregado na grade curricular. Em um primeiro momento, foram disponibilizados aos alunos cerca de 160 iPads, distribuídos nas 3 unidades, possibilitando o acesso ao conteúdo ministrado durante os encontros. Futuramente o projeto visa alcançar outras unidades escolares.
Estiveram presentes também nas inaugurações, a secretária adjunta de Educação, Silvia Sório, a diretora de Departamento do Ensino Fundamental e EJA, Livia Sousa, o secretário de Governo e Casa Civil, Henrique de Paula, a secretária de Cultura e Patrimônio Histórico, Sabrina Souli e o secretário de Emprego e Renda, Olavo Volpato, além dos integrantes da empresa Faz Educação, responsável pela criação e elaboração do projeto.