Espaço FAMA Campo será inaugurado em Mairinque no dia 30 de novembro
Inspirado em uma nova forma de pensar os museus e inspirada na corrente artística dos anos 1960 do “land art”, a Fundação Marcos Amaro inaugura no próximo dia 30 de novembro seu novo braço do museu FAMA Itu, o FAMA Campo, situado na zona rural da cidade de Mairinque.
A iniciativa quer fazer sentido para uma nova forma de olhar a arte, um novo modo despretensioso de expor em um museu aberto, sem paredes, no qual o público vai poder andar e pensar a escultura a céu aberto. A ideia fomentada é que a arte esteja em total sintonia com as paisagens dada e modificada.
O projeto, portanto, torna um pedaço de terra em uma paisagem construída, ainda mais acidentada e menos monótona que as formas convencionais de exposição vistas em instituições museológicas, em sua maioria fechadas entre quatro paredes.
O FAMA Campo se propõe a intervenções dos artistas na paisagem de esculturas com caráter efêmero. Em outras palavras, sem a necessidade de conservação ou preservação, as esculturas são pensadas em harmonia com a natureza, sem agredi-la. Mesmo sem uma temática a orientar as criações artísticas, espera-se também que estas venham a refletir as questões da arte na contemporaneidade.
Tais como a natureza e sua sustentabilidade, os desvios das ações humanas, da política e da necessidade de pensarmos na transitoriedade da vida. O espaço será uma mostra em que todos os artistas deverão entrar respeitando o lugar, sem hierarquia. No entanto, a natureza deve prevalecer e é quem vai ditar a ordem das coisas.
O FAMA Campo iniciará com obra de Marcia Pastore, “Transposição”. A artista investiga as relações entre espaço e escultura de diversas formas, e seus trabalhos integram algumas das principais coleções do Brasil, caso da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC USP), o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e o Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto.
Começou a expor pelo país três décadas atrás: desde os anos 1990, participa da programação do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro e do Palácio das Artes, em Belo Horizonte; e, a partir dos 2000, passou ocupar a Caixa Cultural de Fortaleza, o Centro Cultural Maria Antônia, o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, a Biblioteca Mario de Andrade, o Museu Brasileiro da Escultura, a Funarte e o Centro Cultural São Paulo. Atuou duas vezes na Arco Feira Internacional de Arte Contemporânea de Madri e também na inauguração do Vestfossen Kunst Laboratorium, em Oslo, na Noruega.
O endereço do FAMA Campo pode ser conferido pelo link bit.ly/FAMA-Campo, no Google Maps. A inauguração do espaço contará com ônibus (sujeito a lotação) partindo de São Paulo às 14h30 e de Itu às 15h. Aqui, o ponto de partida será no museu FAMA, localizado na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Vila São Francisco. Já na capital, o ônibus partirá da Galeria Kogan Amaro, que fica na Alameda Franca, 1.054, Jardim Paulista.
Boa tarde! Excelente notícia!
Sou diretora da Escola Municipal Bairro Mato Dentro.
Como faço para me inteirar mais dessa excelente conquista?
Grata
Walkiria
Dificil acesso.
Estradas de terra pesinas