Instituto do Legislativo Ituano realiza Olimpíada Berço do Saber

Comissão organizadora do evento Foto: Divulgação/ILI

O Instituto do Legislativo Ituano realiza nos dias 21 e 22 de novembro a primeira edição da Olimpíada Berço do Saber, instituída pela Lei Municipal nº 2068/2019. Nesta primeira edição estarão participando seis escolas da rede estadual de ensino; as eliminatórias acontecem no dia 21 e a final no dia 22 de novembro.

A Olimpíada Berço do Saber foi criada através do projeto da vereadora mirim de 2018, Thamires Vitória dos Santos Furtado e foi apresentado como projeto de lei pelo vereador padrinho Thiago Gonçales. Essa é uma competição entre escolas voltada aos alunos do 8º ano, que tem como objetivo estimular o conhecimento e promover a integração de estudantes.

O regulamento foi produzido pelo Comitê Organizador da Olimpíada Berço do Saber, que é composto pela Diretora Executiva do ILI, professora Maria Ângela Pimentel Mangeon Elias; professora Kelly Cristina Almeida Barcelli, representando a Secretaria Municipal de Educação; professora e psicopedagoga clínica Simone Franco Cintra de Almeida; professora Carmem Silvia Mangeon Elias Nunes; professora Mara C. Camilotti, representando a Diretoria de Ensino de Itu; e a jornalista Graziela Primiani, representando a Câmara de Vereadores de Itu.

Para a definição das disputas, foi realizado na manhã da última segunda-feira (11) o sorteio das chaves, que contou com a presença de representantes das escolas e da comissão organizadora. Cada equipe é formada por 5 alunos e um professor que atua como treinador da equipe. As atividades são baseadas no currículo educacional do Estado de São Paulo.

A escola vencedora da Olimpíada Berço do Saber estará automaticamente classificada para a edição do próximo ano. As três primeiras colocadas receberão medalha (ouro, prata e bronze). A vencedora ainda receberá um troféu e os alunos serão premiados com um curso de programação com ênfase em desenvolvimento de jogos, com a duração de um ano. A Olimpíada Berço do Saber será realizada no Espaço Fábrica São Luiz, localizado na Rua Paula Souza, 492, Centro.

As chaves das equipes ficaram assim definidas:

ETAPA ELIMINATÓRIA
Dia 21 de novembro (quinta-feira)
Horário: 9h – EE Profa. Mércia Maria Cazarini  X  EE Profa. Rosa Maria Madeira Marques Freire
Horário: 10h – EE Profa. Benê Gurgel X  EE Regente Feijó
Horário: 14h – EE Dr. Benedito Lazaro de Campos X  EE Prof. João Antônio Motta Navarro

ETAPA FINAL
Dia 22 de novembro (sexta-feira)
Horário: 14h
Irão para a etapa final as 3 escolas/equipes classificadas na primeira fase.