Estúdio Extraordinário promove ação neste sábado

Artista Fernando Pimentel Tosko, de Limeira, realizou a pintura mural “O encavalgar das forças” no Estúdio Extraordinário (Foto: André Roedel)

O Estúdio Extraordinário realiza neste sábado (25), das 14h às 20h, a primeira “Ação Extraordinária”, com diversas atrações culturais gratuitas. A I Ação Extraordinária faz parte do Projeto “Estúdio Extraordinário”, realizado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – ProAC – Edital 50/2022.

Localizado no Centro Histórico de Itu, o Estúdio Extraordinário é um espaço independente de arte e cultura, com gestão autônoma e programação experimental, aberto às diversas expressões artísticas.

 No local, são recebidas pessoas interessadas em conhecer e vivenciar uma “experiência extraordinária”, através das múltiplas possibilidades pensadas para a arte e além do turismo tradicional, sempre dialogando com a cultura local, celebrando a liberdade e a diversidade de movimentos.

O espaço é dirigido pela artista visual Raquel Fayad, que também é musicista, bailarina e gestora cultural, tendo sido responsável pela coordenação de museus e realizado exposições de seus trabalhos em diversas cidades. Ela conta que o espaço foi idealizado pelo também artista visual Hugo Curti, com quem ela viveu por quatro anos e que faleceu em novembro de 2021.

O estúdio teve início em São Paulo, onde Hugo residia, e depois foi transferido para São Paulo. Após sua morte, Raquel prosseguiu com o projeto do artista e, aos poucos, fez melhorias no espaço. Agora, através do ProAC, irá realizar uma série de atividades culturais.

Ação Extraordinária

Para este primeiro ciclo de ações, o curador Andrés I. M. Hernández convidou os artistas Fernando Pimentel Tosko, de Limeira/SP, com a pintura mural “O encavalgar das forças”; Regina Rocha Pitta, de Campinas/SP, com a instalação “Brasília em fotos”; Isabella Lescure, de São Paulo/SP, com a instalação “Portal”, e Fernanda Campos Costa, de Bragança Paulista/SP, com a performance “Transmutar”.

As instalações e performance, visando tecer as relações e os tensionamentos das expressões artísticas, foram destinadas para a ocupação do Estúdio Extraordinário, sendo contemplado para esta I Ação Extraordinária o Projeto Fachada, o Projeto Fronteira, Projeto Varandinha e Música Extraordinária.

Em homenagem ao artista idealizador do Estúdio Extraordinário, Andrés I. M. Hernández e Raquel Fayad apresentarão a exposição “As Coisas Extraordinárias de Hugo Curti”, a partir de um recorte curatorial de suas obras, em diálogo com as obras dos artistas convidados. O Estúdio Extraordinário fica localizado na Rua Dr. Graciano Geribello, 24, Bairro Alto. Contato: contato@estudioextraordinario.art.br