Eventos celebram 120 anos de Dom Manuel da Silveira D’Elboux

Dom Manuel da Silveira D’Elboux idealizou importantes movimentos culturais em Itu, na década de 1920 (Foto: Acervo da Arquidiocese de Ribeirão Preto)

A Biblioteca Histórica Padre Luiz D’Elboux em parceria com a Família D’Elboux, o Convento do Carmo, Museu da Música – Itu, Museu da Energia de Itu, Instituto Cultural de Itu, Academia Ituana de Letras e Congregação Mariana de Nossa Senhora do Carmo, celebram, entre os dias 29 de fevereiro e 02 de março, os 120 anos de nascimento de Dom Manuel da Silveira D’Elboux (1904 – 1970), o jovem ituano que idealizou importantes movimentos culturais em Itu, na década de 1920, sobretudo ligadas à educação, e se tornou uma das principais expressões do clero brasileiro.

Entre 1934 e 1970, Dom Manuel foi reitor do Seminário Central de Arquidiocese de São Paulo, a maior do mundo, depois foi Bispo de Ribeirão Preto ampliando o ambiente estudantil daquela região e, finalmente, arcebispo de Curitiba, onde criou dezenas de escolas católicas e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

No dia 29 de fevereiro, quinta-feira, a partir das 18h30, será aberta a exposição “Manuel da Silveira D’Elboux, um dom para a educação” e lançamento do livro biográfico de mesmo título, que privilegia a formação que direcionou a sua atividade por toda a vida, e a sua atuação quando jovem, inclusive abrindo espaço para Francisco Nardy Filho divulgar as suas pesquisas históricas. O evento será realizado no Museu da Energia de Itu, local onde ele nasceu.

A mostra traz objetos, documentos e livros referentes ao bispo entusiasta da educação e estará aberta durante todo o ano de 2024, de terça a sábado, das 10h às 17h. O livro, de autoria do Prof. Luís Roberto de Francisco, é uma edição especial e comemorativa, com pequena tiragem, que será oferecido somente no evento de lançamento. Para encomenda, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail bomjesusbiblioteca@gmail.com.

No dia 02 de março, sábado, às 18h, será celebrada a missa pela intenção de Dom Manuel na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, onde ele fundou a Congregação Mariana, com a participação da família D’Elboux, congregados marianos e da Schola Cantorum de Itu, que cantará obras relacionadas ao homenageado, inclusive de Fúrio Franceschini, que foi seu professor.