Ex-presidente Jair Bolsonaro visita Itu e apoia pré-candidato do PL

Rodrigo Moraes, Jair Bolsonaro e Missionário José Olímpio durante ato político no Itu Plaza Hotel (Foto: Reprodução/Instagram @andredoprado_)

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), esteve em Itu no fim da tarde desta sexta-feira (1º) no evento de lançamento da pré-candidatura a prefeito do deputado estadual Rodrigo Moraes, do mesmo partido. O ato político ocorreu no Itu Plaza Hotel e contou com a presença de centenas de pessoas.

Bolsonaro está em tour pelo interior paulista promovendo as pré-candidaturas de filiados ao Partido Liberal e chegou de Nova Odessa em Itu por volta das 17h. Após o evento, Bolsonaro se hospedou no hotel e teve um jantar com lideranças políticas e empresários. Neste sábado (02), ele segue para as cidades de Piracicaba e Santa Bárbara D’Oeste, onde participa de novos atos políticos.

Em Itu, ex-presidente subiu ao palco por volta das 18h, acompanhado de Moraes e outros políticos. Estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado André do Prado (PL), e o vereador de São Paulo e pai de Rodrigo, Missionário José Olímpio (PL), além dos vereadores ituanos Dr. José Galvão (União), Maria do Carmo Piunti (PSC) e Adautinho (PL), e outros deputados estaduais, vereadores e prefeitos da região.

Aos gritos de “mito” e “eu vim de graça”, Bolsonaro foi recebido com entusiasmo pelos presentes, que, em sua maioria, vestiam camisas verde-amarelas. O número de pessoas não foi divulgado, mas a expectativa era receber cerca de 1.200 apoiadores. O ex-presidente saudou os apoiadores e agradeceu os que estiveram presentes no ato realizado na Avenida Paulista no dia 25 de fevereiro.

“Ninguém quer afrontar ninguém, mas não podemos nos calar diante da ameaça do outro lado, que quer nos cortar a liberdade de expressão”, disse o ex-presidente, que está inelegível por oito anos pela prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Bolsonaro citou feitos de seu governo e lamentou a prisão de pessoas envolvidas nos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, dizendo que eles deixaram filhos “órfãos de pais vivos”.

Bolsonaro também disse que a campanha eleitoral presidencial de 2026 passa pelas municipais de 2024, recordando que começou a carreira política como vereador no Rio de Janeiro (RJ). “Se eu estivesse elegível, seria candidato a vereador agora para ajudar o nosso candidato lá”, afirmou. Ele também discorreu sobre a importância dos vereadores e que eles devem ajudar o prefeito, não fazer oposição.

O ex-presidente ainda exaltou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), dizendo que ele deve crescer ainda mais na política – ensaiando, possivelmente, o lançamento de uma candidatura de seu ex-ministro da Infraestrutura à presidência em 2026. “Nós plantamos sementes pelo Brasil”, afirmou ele, afirmando que a direita voltará ao poder no próximo pleito presidencial.

Ao fim de seu discurso, Bolsonaro desejou boa sorte a Rodrigo Moraes em sua pré-candidatura. O ex-presidente não falou com a imprensa. Ao JP, o deputado estadual disse que a presença de Bolsonaro em Itu foi muito importante. “É um marco histórico para nossa cidade, que dá a largada para esse projeto a nível de Brasil. A gente fica muito feliz e sabe que esse processo de mudança é importante para nosso país e o presidente Bolsonaro tem arregimentado pessoas que possam ajudá-lo nisso”, afirmou.

A vereadora Maria do Carmo Piunti, cotada para ser vice na chapa com Rodrigo, também falou à reportagem. “[A vinda de Bolsonaro] é de uma importância muito grande. Nós sabemos que o Bolsonaro tem uma representatividade muito grande e o que nós estamos fazendo é isso: nós estamos acolhendo o Bolsonaro, mostrando a ele a força da pré-candidatura do Rodrigo Moraes a prefeito”.

Outro que falou ao JP foi o vereador Adautinho, que confirmou apoio a Rodrigo Moraes. Ele é filiado ao PL há mais de 15 anos, está em seu segundo mandato e é vice-presidente municipal da sigla. “É um momento marcante para a cidade de Itu. O presidente Bolsonaro tem um grande eleitorado em Itu e eu acho que é o que faltava para o Rodrigo na cidade. Rodrigo que já tem um trabalho como deputado estadual, mas que muita gente não conhecia. A vinda do Bolsonaro vai ajudar principalmente para alavancar a campanha do Rodrigo”, afirmou.