Ex-vice-prefeito é condenado por manter funcionária fantasma em Ribeirão Preto

Crime de peculato ocorreu em 2011. Oliveira Junior, que também foi condenado como mandante de um crime em Itu, está foragido

O ex-vice-prefeito de Itu Oliveira Junior foi condenado nesta semana por desviar recursos públicos na contratação de uma funcionária fantasma na Câmara de Ribeirão Preto/SP em 2011, quando era vereador na referida cidade. Oliveira, que é condenado como mandante do homicídio do advogado Humberto da Silva Monteiro, em Itu, está foragido da Justiça.

Segundo informações divulgadas pelo portal de notícias G1, a 4ª Vara Criminal de Ribeirão também condenou a ex-assessora Maria de Fátima Viana, acusada de ter recebido vencimentos do cargo, mas não comparecido à Casa por aproximadamente dois meses. Para os dois foram determinadas penas de dois anos de reclusão, convertidas em pagamentos em favor do Legislativo, além de multa em dinheiro.

Ao G1, o advogado de defesa de Oliveira Junior, Flávio Markman disse que entrará com um recurso no Tribunal de Justiça com a justificativa de que o crime prescreveu. Antes de ser condenado nos dois casos, Oliveira Júnior foi sentenciado em 2013 por direção perigosa e desacato ao dirigir embriagado em Ribeirão Preto, em 2011. As acusações levaram à sua cassação na Câmara por quebra de decoro parlamentar.