Exposição sobre os irmãos Lobo é aberta em Itu

Professor Luís Roberto de Francisco palestrou na abertura da exposição (Foto: Daniel Nápoli)

Na manhã do último sábado (23), em comemoração à Semana da Convenção, o Museu Republicano “Convenção de Itu”, em parceria com o Museu da Música – Itu, abriu  ao público a exposição “Música e República em Itu: a atuação dos irmãos Lobo”.

Destaques também na história política do Brasil, o maestro Elias Lobo (1834-1901) e seus irmãos José e Francisco estavam presentes na Convenção de Itu, realizada no  dia 18 de abril de 1873, oportunidade em que políticos, cafeicultores, profissionais liberais e artistas de 16 cidades paulistas deram início à campanha republicana no Brasil.

A exposição conta com acervos da família, reproduções do Hino Republicano e de partituras de óperas, modinhas e lundus compostas pelo maestro. A entrada é gratuita e aberta para visitação todos os dias, das 10h às 17h, no Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu (Rua Barão do Itaim, 140, Centro). Lembrando que para ingressar no museu e conferir a mostra são necessários o uso de máscara e a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19.

Marcando a abertura da exposição, foi ministrada uma palestra pelo historiador, maestro e professor Luís Roberto de Francisco, curador do Museu da Música – Itu e membro do corpo editorial da “Cadernos de Música” da instituição. Ao Periscópio, Luís Roberto falou sobre a importância da mostra.

“A exposição ao mesmo tempo em que revela a presença de personagens do nosso passado atuando em áreas distintas da cidadania, os ideais republicanos e o fazer musical, integra acervos dos museus Republicano e da Música que, em diálogo, conectam a gente do tempo atual a um dos períodos mais interessante da história local, o final do século XIX”, comenta.

“A exposição conta com a possibilidade de ler documentos, analisar objetos, tocar réplicas e ouvir composições de Elias Álvares Lobo, o que amplia enormemente as possibilidades dos museus revelarem aspectos da memória de Itu”, acrescenta o historiador.

A abertura da mostra contou ainda com a presença de Marcelo Lobo, bisneto do maestro Elias Lobo, que também falou à reportagem. “A família Lobo sempre fica enriquecida com o professor Luís [Roberto de Francisco], o trabalho dele é maravilhoso. Ele nunca esqueceu da família Lobo, sempre convidando para os eventos e hoje eu vim aqui e achei super interessante a palestra, achei muito bom”, conclui.