Faixa etária cai, e cada vez mais pessoas são vacinadas contra a Covid-19 em Itu

Vereadora Maria do Carmo Piunti durante a vacinação (Foto: Divulgação)

A faixa etária da vacinação vai caindo, e cada vez mais pessoas são vacinadas. Na última segunda-feira (12), por exemplo, comeram a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 as pessoas de 67 anos ou mais. Ao todo foram 825 idosos vacinados com doses da vacina de Oxford (AstraZeneca).

Entre essas pessoas estava o ex-prefeito Sérgio Prévidi e a vereadora Maria do Carmo Piunti (PSC), que ao Periscópio diz ter recebido “um segundo presente de aniversário”, já que completou 67 anos de vida no último dia 27 de março.

“É de costume se dizer que não há valor para a vida. Nesse caso, é incrível saber que ela está sendo garantida em forma de 0,5 milímetro da vacina, aplicada em segundos no braço da gente. Ser vacinado é receber uma semente de esperança. É ter renovado o desejo de vencer essa batalha mais difícil pela qual essa geração está passando”, comenta a parlamentar, que reforça.

“Prefiro não deixar de acreditar na vitória daqueles que buscam o bem. Não é necessário, para isso, abrir mão de ser uma pessoa que contesta e enxerga o que se pode melhorar. Mas trata-se de ter fé e deixar uma mensagem positiva, de confiança, principalmente para os que estão chegando nesta nova geração”, afirmou a vereadora.

“No 0,5 milímetro da vacina, renova-se a esperança de um futuro diferente, promissor, com mais humanidade”, acrescenta Maria do Carmo, que destaca o trabalho realizado na cidade. “Vemos pessoas se doando, destinando seu trabalho e seu tempo até de forma voluntária, tanto na vacinação como em outras ações sociais para amenizar os efeitos da pandemia”.

“Especificamente com relação à vacinação, fui testemunha da movimentação toda que acontece antes mesmo do sol anunciar a chegada de um novo dia. Ainda de madrugada, são guardas municipais auxiliando o trânsito e as filas, o pessoal de apoio recolhendo os alimentos gentilmente doados por quem pode ajudar e, é claro, os agentes da saúde aplicando com todo o carinho as doses da vacina”, destaca.

Heraldo de Oliveira, jornalista e apresentador do Jornal Hora H, na Rádio Cidade FM de Itu, também foi vacinado. “Receber a primeira dose da vacina contra o Covid-19 é uma sensação de alegria e de esperança que a pandemia chegue ao seu final. Ao mesmo tempo, uma sensação de gratidão a todos os profissionais envolvidos diuturnamente no combate ao vírus que de alguma maneira arriscam suas vidas para nos salvar”, conta ele, que afirma: “o atendimento é de excelência”.

“Ao chegar ao local da vacinação, no estacionamento da Prefeitura de Itu, você já observa a quantidade de profissionais da saúde e de Guardas Municipais que fazem de tudo para orientar quem está se apresentando para a vacinação, o que não deixa de ser emocionante. Afinal, são pessoas que estão preocupadas com a nossa saúde, com a nossa vida”, relata o radialista.

Cuidados

Jornalista Heraldo de Oliveira também foi vacinado

Heraldo reforça os cuidados. “Enquanto não chega o seu dia, o melhor é usar máscara e manter a higienização principalmente das mãos. Aliás, é o que vou continuar fazendo, mesmo após a segunda dose. Porque além de cuidar da minha saúde, estarei protegendo a saúde das pessoas com que convivo todos os dias”, finaliza.

Já tendo recebido anteriormente as duas doses da vacina contra a Covid-19, a professora Maria Angela Pimentel Mangeon Elias, de 94 anos de idade, segue com todos os cuidados e aproveita para orientar. “Já se passaram os 20 dias contados da data da última vacina. Apesar de constar que há imunização após esse tempo, continuo seguindo à risca todas as regras de isolamento”, afirma.

“É a minha maneira de contribuiu para o bem estar geral, além de também esta me prevenindo. Esse tempo deve servir para a humanidade dar valor ao que realmente tem valor”, acrescenta a educadora. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde a todas as pessoas que receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid-19, bem como para as que receberam a 2ª dose, é a de que mantenham absolutamente todos os protocolos sanitários.

“A pandemia no Brasil está em fase de intenso contágio, taxa elevada de mortalidade e altos índices de ocupação hospitalar, portanto, é fundamental o uso de máscaras de proteção facial, a constante higienização das mãos, evitar aglomeração e sair de casa somente quando realmente necessário, mesmo que a pessoa esteja vacinada. A vacina não exclui a adoção desses protocolos”, informa a pasta.

Educação

A vacinação para profissionais da educação da rede municipal com 47 anos ou mais ocorreu segunda (quando foram vacinados 671 profissionais com a 1ª dose da CoronaVac) e, nesta terça-feira (13), a vacinação de profissionais da educação das redes estadual e privada.

A vacinação acontece por faixa etária, no auditório da Prefeitura de Itu, com prévio agendamento e mediante apresentação de QR Code e documento com foto. Nesta quarta-feira (14) haverá aplicação de vacina para os contemplados que não puderam comparecer nas duas datas.

‘Esqueceram’ da 2ª dose: Segundo informações da Prefeitura, desde o início da vacinação, 535 idosos não compareceram espontaneamente para o recebimento da segunda dose da vacina em Itu. Diante disso, a Prefeitura realiza busca ativa semanal, contatando os idosos e os orientando sobre a vacinação. A segunda dose da vacina contra a Covid-19 é fundamental para que a resposta imunológica esperada seja produzida adequadamente. O aprazamento da vacina AstraZeneca é de 84 dias entre a 1ª e 2ª dose e o da CoronaVac é de 14 a 28 dias entre as doses.

2 comentários em “Faixa etária cai, e cada vez mais pessoas são vacinadas contra a Covid-19 em Itu

  • 14/04/2021 em 23:24
    Permalink

    Periscópio, qual a posição do ranking de vacinação que Itu ocupa?

    Obrigado

  • 10/05/2021 em 11:12
    Permalink

    Tenho 57 anos tenho diabetes a partir de quando posso receber a vacina

Os comentários estão desativados.