Falha da CPFL ocasiona falta de água e bloqueio em via do Cidade Nova

Segundo a CIS, erros de manobra da companhia de força causaram desabastecimento. Moradores fizeram protesto na SP-79.

Na noite da última quinta-feira (22), moradores do bairro Cidade Nova realizaram um protesto contra problemas de abastecimento de água, causando o bloqueio das duas pistas da Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo (SP-79).

Durante o protesto, que contou com pouco mais de 100 pessoas, foram queimados pneus, entre outros objetos. O ato foi acompanhando pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar Rodoviária. Diante do protesto, o “Periscópio” entrou em contato com moradores do bairro, que apontam que o problema do abastecimento vem sendo frequente.

Moradora da Rua Mauá, a auxiliar administrativo Andréia Silveira comenta que há mais de duas semanas sofre com a escassez de água. “Faz 15 dias que estamos praticamente sem água. O pouco que chega, armazenamos para o banho e para lavar louça. Com o calor que está fazendo, a situação é ainda pior”.

Moradora da mesma rua, a instrutora de treinamento Patrícia Mara Batista critica a situação. “Há três dias que não temos uma gota de água na torneira. É uma falta de respeito. Não se toma uma providência. O bairro todo está sofrendo justamente na Semana da Água”.

Em comunicado, a Companhia Ituana de Saneamento (CIS) informa que uma sequência de problemas comprometeu o abastecimento de água, como erros de manobra da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), prejudicando equipamentos na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Pirapitingui.

Além disso, a água mais suja na captação depois da forte chuva que caiu sobre a cidade de Itu, na terça-feira (20), causou a redução da vazão na ETA. A CIS informa ainda que após a liberação do abastecimento, a partir da 1h de quinta-feira (22), foi preparado o envio de caminhões pipa para normalizar a situação.

Na tarde de ontem (23), em novo comunicado, a CIS divulgou que estava promovendo o monitoramento de oito ruas que seguiam com problemas de abastecimento na região do Pirapitingui (José Elias Barbosa, Alice Duarte Guilger, Porto Feliz, Itapevi, Avaré, Mirandópolis, Lençóis Paulista e Lins) e providenciando o envio de mais caminhões pipa, priorizando o abastecimento nas casas que estão sem água, pedindo ainda aos moradores das regiões abastecidas que economizem e promovam o consumo consciente, para que  desta forma, a situação seja resolvida de forma mais rápida.

Nossa reportagem também questionou a CPFL a respeito das declarações da CIS. “A CPFL Piratininga informa que no dia 19 de março, não foi registrada nenhuma ocorrência ou manobras no sistema da distribuidora que afetasse o fornecimento de energia para os clientes em questão”, declarou em nota. (Daniel Nápoli)