FAMA Museu apresenta programação online

Série sobre a mostra “Ontologias” traz depoimentos de um artista da exposição sobre seu processo criativo (Foto: Divulgação/Filipe Berndt)

Com a intenção de reduzir o risco de contágio e a capacidade de alastramento do novo coronavírus, em consonância com as medidas do Governo do Estado sobre a mudança para fase vermelha do Plano SP, a FAMA Museu e o Espaço FAMA Museu, no Plaza Shopping Itu, suspendem as atividades presenciais até 19 de março ou nova data anunciada em comunicado oficial do poder público.

Durante este período, o público pode conferir a programação online e gratuita com conteúdos relacionados às exposições em cartaz, o acervo do museu e bastidores. Destaque para a nova série de vídeos, disponibilizada no canal do YouTube da FAMA, sobre a mostra “Ontologias”, em que cada capítulo traz o depoimento de um artista da exposição sobre seu processo criativo. O primeiro, com o artista Marcos Amaro, também está disponível no Instagram e Facebook.

Ao longo de março, o museu dedica as postagens do Instagram e Facebook às artistas mulheres que fazem parte de seu acervo. Entre elas, estão: Nazareth Pacheco, Tomie Ohtake, Tarsila do Amaral e Frida Baranek. Outra ação que traz a mulher como protagonista é a #MulheresFAMA, uma campanha com depoimentos de integrantes da equipe da FAMA sobre a sua relação com o museu e suas vivências enquanto mulheres.

Vídeos de projetos educativos, exposições passadas e em cartaz também estão disponíveis nas plataformas digitais do museu, como o site specific “Área de Propriedade” (2020), instalação que ocupa 195 metros de extensão da FAMA Campo, desenvolvida pelo artista Carlito Carvalhosa. O público pode conhecê-la através de visita virtual no canal de YouTube da instituição.

A FAMA Museu preza pela segurança, bem-estar e saúde do público, de seus colaboradores e da sociedade como um todo. O fechamento temporário do espaço físico é uma forma do museu colaborar para reduzir as possibilidades de contaminação e uma iniciativa para garantir a segurança da comunidade.