Fama Museu realiza curso gratuito sobre patrimônio histórico no ensino

No próximo dia 30 de março, das 8h às 12h, será ministrado pelo Professor Dr. Emerson Castilho e Prof. Dr. Ld. Marcos Tognon, o curso gratuito “Uso do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Ituano como Ferramenta Pedagógica”, das 8h às 12h, no Fama Museu. Será oferecido certificado.

O Fama Museu faz parte da rede de edifícios da indústria têxtil ituana, construídos entre os séculos XIX e XX, que formam uma paisagem urbanística de excepcional valor como testemunho da história econômica brasileira. O município de Itu é reconhecido como Estância Turística pelo estado de São Paulo, porque possui Centro Histórico preservado com mais de 240 edifícios tombados, entre eles o Parque Industrial Ituano, que inclui o Fama Museu.

Considerando que a preservação da antiga Companhia Fiação e Tecelagem São Pedro, é um desafio técnico e econômico, por tratar-se um significativo e amplo complexo arquitetônico tombado, cujas obras especializadas de restauro e manutenção precisam respeitar e cumprir regras exigidas em lei pelos órgãos de preservação, o curso será uma grande oportunidade de conhecer os aspectos conceituais do Patrimônio Histórico Ituano. 

O curso contará com aula expositiva (o material será fornecido aos participantes), apresentação de exemplares de cartilhas patrimoniais, visita técnica no Fama Museu e práticas de documentação fotográfica para uso didático. O público-alvo são educadores do terceiro setor, professores da rede pública municipal e estadual, e da rede privada de ensino. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/3TBW0rt. O Fama Museu fica localizado na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09, Bairro Alto.