Fiat Toro é a picape mais vendida do país no primeiro semestre de 2017

Utilitário desbanca “irmã” Strada, líder no mercado nos últimos anos

Até o final do mês de junho, Toro emplacou 24,7 mil unidades no Brasil. Foto – Divulgação

Após vários anos como líder no mercado de comerciais leves, a Strada perdeu seu posto para a Fiat Toro, picape derivada do Jeep Renegade, que terminou o primeiro semestre deste ano com 24,7 mil unidades emplacadas contra 24 mil de sua “irmã”.

Apesar da liderança no “papel”, na prática, a Toro não é o que se pode chamar de um ‘utilitário’ puro. Muitos clientes a usam como carro de passeio, e a caçamba, mais como ‘porta-malas’ do que compartimento de carga. Inclusive, a picape não possui versão de trabalho, como ocorre com picapes maiores.

Trata-se de uma distorção na classificação dos veículos no Brasil, que acaba misturando verdadeiros utilitários, como as vans Sprinter e Fiorino, com modelos de caráter pessoal. A Toro, no entanto, é muito sofisticada para assumir esse papel utilitário.

De qualquer forma, a picape da Fiat chega a um feito e tanto: ser a picape mais vendida do país, mesmo custando a partir de R$ 87,5 mil.

Tudo indica que essa liderança não veio por acaso, a não ser que revisem novamente as regras e ela passe a ser considerada um automóvel, como seus primos Renegade e Compass, que compartilham a mesma base.