Fiec promove doação de sangue para a campanha “Junho Vermelho”

Hoje (24), das 9h às 12h, acontece a campanha de doação de sangue em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp, para campanha “Junho Vermelho”. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Indaiatuba por meio da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura).

O Hemocentro de Campinas lançou a campanha “Junho Vermelho” com o objetivo de incentivar a população a doar sangue, principalmente nesta época do ano, quando ocorre uma redução de doadores devido ao frio e a chuva.

O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza uma ambulância durante todo o período de doação, seguindo assim normas da Unicamp. Calcula-se que o sangue mais raro do mundo é o O-, que pode ser transfundido para todos os tipos sanguíneos e somente 9% da humanidade possui. Em caso de emergência, esse tipo sanguíneo é o que pode salvar uma vida.

Não poderá ser doador os candidatos que: estiverem fazendo algum tipo de tratamento, utilizando medicamentos, estiverem com gripe, terem tomado a vacina contra a febre amarela ou contra a gripe comum há menos de 30 dias, não tiverem parceiro (a) fixo (a); pesarem menos de 50 quilos, tiverem feito endoscopia há menos de um ano, tiverem piercing ou tatuagem também há menos de um ano, forem diabéticos, se tiver ingerido bebida alcoólica na noite anterior e fumar horas antes, entre outras.

Para participar da campanha de doação, é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto, ter entre 16, 67 anos, 11 meses e 29 dias, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas antecedentes à doação.