Firmada parceria entre FAMA e Prefeitura para construção do Parque Escultório

Prefeito Guilherme Gazzola assina termo de permissão de uso do espaço público/ Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu

No último sábado (17) ocorreu na Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), da Fundação Marcos Amaro (FMA), a inauguração de mais três salas expositivas, da mostra permanente “Frente, fundo, em cima, embaixo, lados. Volume, forma e cor: o tridimensional na coleção Marcos Amaro”, e a assinatura do termo de permissão de uso de espaço público destinado à instalação do Parque Escultório Linear, na Avenida Galileu Bicudo, pela Fundação. O prefeito Guilherme Gazzola (PTB) e Raquel Fayad, diretora da instituição, assinaram formalmente a parceria durante o evento, que também contou com coquetel.

Também estiveram presentes a primeira-dama e presidente do Funssol Patrícia Mü​ller Gazzola, o secretário de Cultura Geraldo Gonçalves Junior, o diretor de patrimônio Emerson Castilho, artistas e população. No projeto serão instaladas obras em vias e praças da cidade com o objetivo de fomentar a arte em Itu. Na oportunidade, foi inaugurada mais três salas da FAMA. Na Sala 3 há a instalação “Rumo ao caminho molhado” (s/d), uma espécie de portal de Tunga, a tela “Fantasmagoria 20” (1978), de Iberê Camargo, “Homenagem a Farnese”, pintura da série Semelhantes (1980), de Siron Franco, e uma fotografia de Paul Setúbal.

Na Sala 4 estão os trabalhos “Senzala” (2011 – 2017), de José Resende, “Sem título” (s/d), de Amilcar Castro, e “Se Vende” (2008), de Carmela Gross. Já na Sala 5 são apresentados “Pássaro” (2015 – 2018), de coautoria de Laura Lima e Zé Carlos Garcia, e “Pelo Amor…” (2018), de Maria Nepomuceno. O Galpão das Fardas, que ocupa área aberta da Fundação, abriga agora obras dos artistas José Resende, Mário Cravo, Nicolas Vlavianos e Renata Lucas.