Futsal feminino: a luta pela igualdade na modalidade

futsal-feminino

No decorrer das partidas de futebol nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, muitos comentaristas e torcedores, mencionavam que a Seleção Brasileira feminina estava atuando melhor do que o elenco masculino, porém sofria com a falta de investimento e incentivo. Para muitos destes, faltava e ainda falta o mesmo olhar para que a modalidade com as mulheres ganhe destaque, com o mesmo se falando no futsal.

Porém, pouco antes de toda essa discussão, em Itu, mais precisamente no mês de julho, um grupo formado por 12 mulheres, decidiu começar a transformar um sonho em realidade, formar um time de futsal, para disputar campeonatos. Nascia assim o Galácticas.

Uma das idealizadoras da equipe, Milena Fernanda Araújo, que atua como zagueira, explicou como surgiu a ideia. “Nós 12 acompanhávamos nossos maridos em seus jogos de futebol society, então decidimos montar o nosso time para também poder jogar. A partir daí, conhecemos nosso treinador Adilson (Soares Vasconcellos) e começamos a colocar a ideia em prática, participando da primeira Liga de Futsal Feminino da cidade. Fico feliz pois não somos um time, somos uma família. Nos conhecemos há muitos anos”.

Também zagueira e idealizadora do Galáticas, Gracilene Araújo, comentou que o projeto era um sonho antigo. “Sempre víamos a Seleção Brasileira com a Marta e queríamos jogar também, ter a nossa chance. Estamos treinando e esperamos seguir firmes com o time”.

A equipe composta por Milena, Gracilene, Di, Andressa, Raquel, Sarah, Vanessa, Neia, Cléo, Débora, Eliana e Bruna e treina todas as terças-feiras em uma quadra do bairro Itaim, disputou até o momento dois jogos pela competição, com uma vitória e uma derrota. Embora o trabalho esteja no início, a expectativa do elenco é grande. “Estamos treinando muito forte e iremos lutar para conquistar o campeonato”, conclui Milena.

      Liga de Futsal Feminino de Itu

Idealizada em maio deste ano pelo gerente de marketing e empreendedor social Luan Glebson Olveira Silva, a Liga de Futsal Feminino de Itu, surgiu de um desejo de valorização no esporte. “O objetivo maior é propor para essas meninas uma oportunidade de mostrar o seu potencial, mostrar através do esporte que a educação e disciplina ajudam no desenvolvimento social, além da igualdade”.

A competição que conta com oito times (Galácticas, Grêmio União, Águia Verde A, Águia Verde B, Vila Bandeirantes, Unidos Vila Esperança, Divino Salvador/Salto e Nova Geração, é disputada sempre aos domingos, entre 8h30 e 13h, no Ginásio do Centro Esportivo e de Lazer Titi, no bairro Cidade Nova.

Iniciada no dia 4 de setembro, a competição terá em sua primeira fase todas as equipes jogando entre si, com as quatro melhores avançando para a semifinal. A grande final está marcada para o dia 13 de novembro.

Lembrando que haverá premiação em dinheiro para as semifinalistas, além de troféus e medalhas.

 

Legenda: Galácticas e membros da comissão técnica