Garotos da Vila… Nova: 10 anos de revelações

Gabriel Martinelli é, depois de Juninho Paulista, a maior revelação da base do Ituano em sua história (Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC

Uma das mais promissoras e bem sucedidas bases do futebol paulista e brasileiro, o Ituano comemora dez anos da reativação desse importante departamento. Foi em 9 de abril de 2011 que o time Sub-15 estreava no Paulista da categoria, após uma parada de quatro anos. Daquela data em diante, só alegria para a galera rubro-negra.

Contando com o professor Zé Rubens como técnico, o pontapé inicial foi dado com sucesso, no empate contra o Sumaré em 1×1. Zé Rubens também dirigiu o Sub-17 e o Sub-20 viria a se integrar ao clube a partir de 2013.

Logo na primeira formação do Sub-15, o zagueiro Luiz Felipe despontou e hoje é figura de destaque na Lazio/ITA. De 2011 aos dias de hoje, são vários os jogadores formados na base do clube, que hoje brilham pelo Brasil e mundo afora.

Além de revelar jogadores para outros grandes clubes, o Ituano é um dos que mais dá oportunidades para seus garotos e, hoje, jogar na base do Ituano é o sonho de inúmeros jovens atletas, que vêem no clube organização, respeito e possibilidade real de um futuro promissor.

Seria difícil mencionar todos os garotos que passaram pelas categorias de base do Ituano e despontaram com sucesso na carreira, mas alguns devem ser destacados, como o zagueiro Léo Santos, hoje titular do elenco profissional, o próprio Luiz Felipe, já citado, Alemão, Marcão, Guilherme, Mateus Canhota, Clayson e tantos outros.

Depois de Juninho Paulista, revelado na base em outra época, e que é o jogador que vestiu a camisa do Ituano a brilhar com mais intensidade no futebol mundial, tendo sido campeão do mundo em 2002, o maior expoente da atualidade é, sem dúvidas, Gabriel Martinelli, hoje no Arsenal/ING.

Em termos de promessa, outro Gabriel, o Barros, está escrevendo sua história no Flamengo e Gui Mendes, no Cruzeiro segue sendo um dos jogadores mais promissores. Brinquedo pode ter bom futuro no Bahia e Léo Pereira já brilha com a camisa do Grêmio.

Não é por acaso que o Ituano Futebol Clube recebeu, em 2017, o Certificado de Clube Formador da FPF e CBF. O clube segue com seu DNA de formador de grandes atletas, firmando-se cada vez mais com seus Garotos da Vila… Nova.