Gente da Gente: Jenildo Cedro Cavalcanti

Uma das pessoas mais conhecidas da cidade nos meios do esporte, comércio e comunicação é Jenildo Cavalcanti, que como jogador, marcou sua passagem pelo Ituano, integrando o elenco que subiu para a elite do futebol paulista em 1989 pela primeira – e inesquecível – vez em sua história.

Pernambucano de Moreno, Jenildo veio ainda criança para São Paulo e sua habilidade com a bola logo o levou à base do Corinthians. No profissional do Timão jogou 19 partidas, dez como titular e conquistou o Paulistão histórico de 1977.

A partir daí, passou por vários clubes, mas foi no Ituano que acabou criando uma maior identidade com o clube e a própria cidade. “Em 1981 eu vim conhecer a cidade, que já era famosa pela visibilidade com o Simplício. Voltei em 1988, contratado pelo Ituano e sai em 1990 do clube, mas já estava com residência fixa aqui”.

Quando a carreira de Jenildo como jogador profissional estava encaminhando-se para o final, ele resolveu que não mais queria retornar a São Paulo, mas também não queria estar longe da capital. “Como Itu me recebeu tão bem e com tantas amizades que fiz na cidade, resolvi ficar. Itu foi uma cidade que me atraiu e me acolheu. Além disso, eu já tinha um tino comercial e acabei montando minhas lojas [a Krack’s Sport] e foi mais um motivo para ficar”.

Hoje, o comerciante Jenildo lembra e agradece ao apoio recebido de tantos amigos e esportistas da cidade que abraçaram a Krack’s, fazendo com que há aproximadamente 35 anos a loja (hoje com filiais em Salto e Cabreúva) siga sendo uma das principais no meio do esporte da cidade.

O carinho e gratidão que Jenildo tem por Itu chega até a ser um tanto “mórbido”, com ele declarando que “eu até já tenho meu jazigo aqui na Avenida da Saudade e quando eu passar para outro plano, é aqui que quero ser enterrado, tamanha é a gratidão que tenho pela cidade”.

O craque que já foi jogador, treinador e hoje é comerciante, sempre com sucesso atribui a Itu “o fato de a cidade ser acolhedora. Então eu senti que adotei a cidade, mas a cidade também me adotou, o que é muito importante”.

Hoje o multiplataformas também descobriu-se comentarista esportivo e há aproximadamente dez anos passa toda sua experiência vivida nos gramados e bastidores nos comentários da Cidade FM. “Isso começou lá atrás na FM 90, com o Pixe [Luis Antônio Mazzucco], onde formamos uma equipe muito legal com o Tucano, Luis Veloso e Eduardo Affonso. Depois fiz um pouco a TV Convenção, com o Arcílio Bragagnolo e hoje estou muito feliz ao comentar os jogos do Ituano com a equipe do Renato Alves, na Cidade FM onde o Cristóvão Arruda me recebeu tão bem”.

Essa é parte da vitoriosa história de Jenildo Cedro Cavalcanti e sua ligação com Itu onde reside com a esposa Laly e tem seus filhos Jhonatan e Jeanny, bem criados e estabelecidos também na acolhedora cidade.