Gente da Gente: Luciano Veiga
A coluna “Gente da Gente” desta semana destaca o radialista Luciano Veiga, que atua na Rádio Cidade FM e em outras emissoras da região, sendo um dos principais nomes do radiojornalismo. Ele veio do Paraná ainda criança, com a família. Morou um tempo no Vale do Ribeira, mas fixou residência em Itu, de onde nunca mais saiu. “Até cheguei a morar em Sorocaba um tempo na minha adolescência, logo quando comecei a trabalhar em rádio, mas foi por pouco tempo”.
Luciano começou a trabalhar muito cedo, tendo saído da casa dos pais muito cedo também. “Trabalhava de pintor e desde muito cedo fui apaixonado por rádio. Peguei amizade com vários locutores na época da Rádio Cidade lá no início dos anos 1990, fiz curso de DJ, mas gostava de rock e metal”, recorda.
Ele seguiu tentando entrar na carreira radiofônica, sendo incentivado por Guina Gurã, que fazia o programa sertanejo da Cidade pela manhã. Em 1995, Luciano fez um trabalho de pintura para Horlimar Pires de Almeida, dono da Convenção, e pediu uma oportunidade. “Fiz técnica algumas vezes e algumas gravações na rádio, mas nada fixo. Segui tentando, até que em 1996 o Guina montou uma rádio em Sorocaba e me chamou pra trabalhar com ele. Larguei tudo em Itu e fui. Morava na rádio, fazia horário e trabalhava com pintura”, recorda.
Dali em diante, a vida de Luciano Veiga passou a ser dividida entre o rádio e a pintura. Em 1997 atuou em uma rádio comunitária de Itu e, em 2002, iniciou na Cidade FM. “Após ter feito o curso de rádio do Senac, segui fazendo outros cursos de produção, programação, design, áudio e vários outros ligados ao rádio ou a área de tecnologia”, conta ele, que sempre buscou se capacitar mais e mais.
“Em 2010 larguei de vez a pintura e fui viver só de rádio. Em 2014 comecei na Band Sorocaba e em 2018 assumi a direção artística da 93 FM de Porto Feliz”, conta. Luciano está nas duas rádios e também na Cidade FM, onde além de programador musical, faz a produção do jornalismo da rádio e produz o “Bom Dia Cidade”, programa de música e notícia em que divide a apresentação com a Dani Russafa, de segunda a sexta, das 7h às 9h. “Sou apaixonado pelo radiojornalismo”.
Na Rádio Cidade, Luciano participou de todas as coberturas de eleições desde 2002, já tendo passado inclusive nove horas direto no ar em uma cobertura de eleição. “Normalmente eu ancoro todas as transmissões de apuração das eleições. Até 2019 fiz parte da equipe esportiva da rádio. No título do Ituano em 2014, entrei no ar às 14h e fui direto até as 23h”, recorda.
Mas nem só de bons momentos o profissional vive. “Já fiquei cheio de poeira e barro em uma cobertura em terreno clandestino, tomei ovada e fiquei preso na Câmara de Vereadores durante as manifestações de 2014 por causa da falta de água”, recorda Luciano, que em Porto Feliz é diretor artístico da 93 FM, tendo implantado o atual formato da rádio em 2018.
“Faço toda a produção da rádio, além de entrar no ar às 18h de segunda a sexta com o ‘Corneteiros’, um programa de futebol e humor no estilo podcast, junto com Bruno Mendonça e Josué Bastos. “No programa já fizemos algumas peripécias, como trazer uma escola de samba no estúdio pra fazer o hino do time da cidade, que não tem hino”, recorda.
Essa é a trajetória de Luciano Veiga, que completa 45 anos no dia 28 deste mês, é casado com a Viviane, tem dois filhos (o Nickolas de 19 anos e o Anthony de 8 anos) e é gente da gente!