Golpes na internet: saiba como evitá-los

A pandemia de Covid-19 trouxe o isolamento social e, com ele, o aumento nas compras e transações online, o que exige muita atenção, pois com isso também aumentaram os golpes pela internet. Uma pesquisa inédita recente realizada pelo Serasa e o Instituto Locomotiva revela que mais de 60 milhões de brasileiros já sofreram algum tipo de fraude financeira na internet.

A pesquisa também informa que só 35% das pessoas que foram vítimas de fraude conseguem recuperar o valor. Entre os golpes mais comuns está os realizados no WhatsApp, o mais popular aplicativo por mensagens.

Recentemente, a jornalista Regina Lonardi foi vítima de golpe no aplicativo. Ao Periscópio,ela comentou sobre o ocorrido. “Eu sempre alertei meus familiares e estive muito atenta às ligações de números desconhecidos, com a preocupação de não cair em golpes, pois diariamente lemos reportagens disso”, afirma.

“Mas ultimamente os golpistas estão cada vez mais sofisticados e, mesmo tomando todos os cuidados, acabamos caindo. No dia 8 de abril meu WhatsApp foi clonado. Uma pessoa muito educada me ligou, se identificando como funcionário do Ministério da Saúde e que estava fazendo uma pesquisa sobre Covid junto com o Instituto de Pesquisas Datafolha”, relata.

Por ter sido feita a utilização de dois órgãos respeitados, a jornalista acabou respondendo a pesquisa. “Mas infelizmente, logo que desliguei o telefone percebi que meu WhatsApp havia sido clonado e imediatamente comecei a tomar as providências”, relembra.

“Primeiramente tentei gerar um código novo do aplicativo, mas infelizmente não foi possível. Com a certeza do aplicativo clonado, a primeira coisa que fiz foi avisar meus familiares, pois os golpistas começaram a solicitar dinheiro emprestado”, explica. Apesar disso, nenhum amigo ou parente chegou a transferir os valores solicitados.

Em seguida, Regina postou em suas redes sociais o ocorrido e solicitou que seus contatos bloqueassem e denunciassem seu contato. “Depois encaminhei um e-mail para o WhatsApp e fiz um boletim de ocorrência. A partir de então, só me restou continuar avisando os amigos e aguardar um novo código para a devolução da linha, que durou 12 horas”, conclui.

O JP esteve em contato com a Delegada Titular de Polícia Civil de Itu, Dra. Márcia Cruz, que comenta à reportagem que “infelizmente atendemos muitos golpes” em relação ao WhatsApp. “Os meliantes estão a cada dia diversificando as formas de golpe”.

 A autoridade comenta ainda sobre os cuidados que podem ser tomados para evitar cair nos golpes. O primeiro deles é ativar a“Confirmação em duas etapas” no WhatsApp. Você pode fazê-lo ao acessar o link: https://faq.whatsapp.com/general/verification/about-two-step-verification/?lang=pt_br.

Outro ponto importante é nunca fornecer  o código verificador que você recebe via SMS em seu celular. Além disso, não instale app de terceiros ou compartilhe informações pessoais a pedido de ninguém pelo WhatsApp.

“Desconfie de situações em que a pessoa solicita a realização de transferências e pagamentos em caráter de urgência. Ligue para a pessoa que solicitou o dinheiro e verifique se realmente é ela quem está solicitando a transação”, orienta.

Caso você tenha sido vítima do golpe, a Polícia Civil orienta que envie um e-mail para support@whatsapp.com com o assunto “Conta Hackeada – Desativação de Conta”. Relate o ocorrido e siga as instruções do provedor.

Em posse de todas essas informações, procure a Delegacia de Polícia mais próxima de sua casa ou registre um Boletim de Ocorrência Eletrônico através do site da Delegacia Eletrônica. Além disso, a orientação é que peça para amigos e familiares excluírem o telefone clonado de grupos e alertarem o máximo de contatos em comum sobre o ocorrido.

Para mais esclarecimentos a respeito de como evitar ser vítima de outros golpes na internet, basta acessar o link: www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home.

Golpes no WhatsApp são um dos mais comuns. Todo cuidado é pouco (Foto: Divulgação)