Green São Paulo-Itu será nesta sexta-feira

O Green São Paulo-Itu 2023, evento que vai tratar de assuntos como Economia Circular e Gestão de Resíduos, Inovação e Bioeconomia, acontece nesta sexta-feira (12), das 10h às 17h, no Itu Plaza Hotel. Os interessados em participar da conferência ainda podem realizar o cadastro através do site oficial. Os lugares são limitados e serão ocupados por ordem de chegada.

O evento, que tem como tema principal “O Mosaico da Bioeconomia”, conta com uma vasta programação e palestrantes convidados. O Green São Paulo-Itu é uma realização da Green Rio, conta com apoio da Prefeitura de Itu e patrocínio das empresas EPPO Cidades Inteligentes, Guarany e Visconde Construtora.

Para o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola (PL), “estimular as discussões sobre o desenvolvimento da bioeconomia correlacionando com matérias-primas, produtos, mercados e negócios é fundamental para a formação de um ecossistema de inovação”.

“Encontrar equilíbrio entre o meio ambiente e a produtividade industrial, praticar o consumo consciente com respeito aos recursos naturais, possibilitando uma economia sustentável está dentro de nossas metas e desafios e, por isso, a cidade de Itu vai proporcionar um evento como o Green São Paulo para fomentar esta pauta”, relata Gazzola.

Rodrigo Ventre, CEO da EPPO Cidades Inteligentes, acredita que “Itu se posicionou como o município da bioeconomia”, e isso vem ao encontro da atuação da EPPO, cujo propósito central é oferecer serviços que permitam que as cidades e os negócios se tornem, a cada dia, mais inteligentes e sustentáveis.

“A EPPO, como principal patrocinadora da Green São Paulo-Itu, terá importante participação no evento, apresentando os seus mais novos e inovadores projetos que já estão em fase de construção e serão implantados em Itu: uma usina verde de alta tecnologia, que transformará todos os resíduos da cidade em energia elétrica e gás verde. E uma outra usina fotovoltaica, que abastecerá boa parte das edificações públicas da cidade com energia elétrica verde”, prossegue Ventre.

A presidente da Guarany, Alida Bellandi, também destaca a importância do evento. “Vislumbrando o potencial do município para se tornar o primeiro cluster de bioeconomia do Brasil e o compromisso histórico que a Guarany tem com a sustentabilidade, abraçamos este projeto que envolve a realização do primeiro Green São Paulo Itu, que tem como objetivo tornar nosso município uma referência multiplicadora”, diz ela, agradecendo a confiança e comprometimento do prefeito Gazzola e os parceiros do Green Rio.

ATRAÇÕES

Uma das atrações do evento é a Área Vila Tech, que reunirá startups como a Smartacqua, sistema que utiliza IA e Machine Learning para reduzir perdas de água nos sistemas de saneamento; Restin; plataforma que conecta Produtos FIFO de Indústrias Alimentícias com o Food Service; e a Recigreen, plataforma de logística reversa para indústria de construção com reaproveitamento de sacos de cimento e argamassa.

O evento contará ainda com participação de produtores rurais de Itu, como a Mano Fit Food, panificadora artesanal de fermentação natural longa, e If@zenda Comida de Verdade, rede de pequenos produtores e produtoras locais de alimentos funcionais e agroecológicos. Também haverá um espaço para divulgação de informações turísticas de Itu.

Além disso, o Green São Paulo-Itu terá uma série de palestras. O orador principal será o engenheiro agrônomo e agricultor, Roberto Rodrigues, que foi ministro da Agricultura. O prefeito Gazzola participará da abertura do evento e a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Veronica Sabatino, atuará no painel de Economia Circular, Gestão de Resíduos e Transição Energética. A programação completa e as inscrições podem ser feitas pelo QR Code. O Itu Plaza Hotel fica localizado na Alameda das Amoreiras, 81, Jardim Paraíso II.