Grupo de Antroposofia de Itu promove palestra com artista plástica

Foto: Divulgação

No dia 26 de junho, o Grupo de Estudos da Antroposofia Sol Itu promoverá uma palestra gratuita no Sincomércio (Rua Maestro José Vitório, 137, Centro), ministrada pela artista plástica Luciana Pinheiro Ventre, que abordará a biografia da artista Hilma Af Klint. O tema da palestra será “As cores da alma”. O encontro terá início às 19h30.

Luciana Pinheiro é artista plástica, terapeuta biográfica e arte educadora. Como terapeuta biográfica e pesquisadora, aprofundou-se na biografia do escritor alemão Goethe e na sua “Teoria das Cores”. Estuda e trabalha com pintura meditativa e como terapeuta em processos de desenvolvimento pessoal e profissional através da metodologia biográfica aliada à arte, há mais de 25 anos. Após dez anos de pesquisa, publicou o livro sobre a vida e a obra de Hilma af Klint, intitulado “As cores da alma – a vida de Hilma Af Klint”.

“A vida de Hilma Af Klint não deveria estar restrita ao produto de sua obra. Sua biografia e o desenvolvimento de seu processo criativo envolvem temas de ordem da ciência espiritual, da alquimia e geometria, e o contexto histórico em que se desenvolveu, que foi a virada do século XIX para o XX, atravessando duas Guerras Mundiais”, ressalta Luciana.

O livro “As cores da alma – a vida de Hilma Af Klint” é a primeira biografia da artista escrita no Brasil. Segundo Luciana Pinheiro, “a obra procura mostrar a personalidade de Hilma como síntese de suas experiências e existência, sem reduzir a incontestável força de sua arte a apenas uma de suas esferas”.