Há mais de dois anos fechado, Museu Republicano não tem previsão de reabertura

Museu está fechado para adequação às normas de segurança contra incêndio, exigidas pelo Corpo de Bombeiros (Foto: Arquivo/Itu.com.br)

O Museu Republicano de Itu, extensão do Museu Paulista e considerado um marco histórico e do turismo da região, está fechado para visitações e não há previsão para sua reabertura. O museu permanece fechado desde março de 2020, quando se instaurou a pandemia de Covid-19.

Segundo a supervisora do Museu Republicano, professora Maria Aparecida de Menezes Borrego, o local está fechado para adequação às normas de segurança contra incêndio, exigidas pelo Corpo de Bombeiros, e aguarda liberação de verbas para uma reforma mais ampla.

“As reformas visam pontos relacionados à acessibilidade, como a construção de uma rampa de acesso à porta principal do Museu, como também um anexo na parte de trás para a instalação de um elevador para uso de pessoas com mobilidade reduzida”, explicou.

A professora pontuou que todo o investimento que tem sido feito para adequação do projeto, e para a posterior reforma do museu, vem da Universidade de São Paulo (USP). “A USP é quem está arcando com os custos da reforma tanto para acessibilidade como também para melhorias no sistema elétrico”.

Por fim, a supervisora declarou que ainda não tem um prazo para a reabertura do museu ao público e nem para a reforma mais ampla. “Ainda não há um prazo definido, mas a ideia é abri-lo temporariamente, antes do início das reformas, mas isso dependerá, além do atendimento às exigências do Corpo de Bombeiros, dos trâmites legais para aprovação dessa abertura”. A supervisora também informou que as obras de reforma devem durar de oito a dez meses e ainda não há um prazo para o início.

Edição: Leticia Petrelli | Texto e reportagens: Ricardo Vitorino, Luis Gustavo, Julia Lima e Caio Bernal