Homem é preso após cortar rabo de cachorro em Porto Feliz

A pena para o crime é de três meses a um ano de prisão e multa (Divulgação/Polícia Civil)

Um homem de 46 anos foi preso na cidade de Porto Feliz, suspeito de maus-tratos contra um cachorro. A prisão se deu no dia 15 de fevereiro, porém a Polícia Civil só divulgou o caso no último domingo (18). O bairro em que o caso se deu não foi divulgado.

Segundo informações das autoridades, o indivíduo teria levado para casa um cachorro filhote e amputado o rabo do animal, que teria ficado na residência perdendo sangue e com sinais de dor.

O cachorro foi socorrido pela irmã do suspeito que o levou até o setor de zoonoses, local em que o animal passou por atendimento e passa bem.

Após o cachorro dar entrada na zoonoses, a Polícia Civil foi acionada, com a mesma se dirigindo até a residência do suspeito, que foi abordado e conduzido à Delegacia, permanecendo à disposição da Justiça, após a elaboração do boletim de ocorrência.

Segundo a irmã do suspeito, este já teria em outra oportunidade feito ameaças para a própria mãe, sendo considerado um sujeito bastante “alterado”.

Legislação

Desde 2008, as resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária, nº 1027/2013 e 877/2008, proíbem o corte de cauda, de orelhas e a retirada das cordas vocais em cães.

A lei também não permite a retirada das garras em gatos. Essas intervenções cirúrgicas para fins estéticos são consideradas mutilações e maus-tratos praticados contra os animais.

A prática é considerada crime e está prevista no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605. A pena para o crime é de três meses a um ano, e multa.