Importo de Renda: prazo de entrega é nesta quarta

Os contribuintes têm até esta quarta-feira (31/05) para entregar à Receita Federal a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2023). Quem não cumprir o prazo estará sujeito a multas e penalidades.

A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação anual para pessoas físicas que tiveram rendimentos tributáveis em 2022 em valores superiores a R$ 28.559,70 ou ganhou mais de 40 mil reais em rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte no ano, como indenizações trabalhistas ou rendimento de poupança.

Para fazer a declaração, o contribuinte precisa reunir documentos como comprovantes de rendimentos, de despesas dedutíveis e de investimentos realizados no ano anterior. A declaração pode ser feita de forma on-line, por meio do site da Receita Federal, ou por meio do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para dispositivos móveis.

Caso o contribuinte tenha dúvidas ou necessite de auxílio, a Receita Federal disponibiliza um serviço de atendimento telefônico e também tutoriais e guias em seu site (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br).