Inaugurado o Polo Faculdade Unimed em Itu

Diretores executivos da Unimed Salto/Itu descerram a placa de inauguração do polo educacional (Foto: André Roedel)

Na última quarta-feira (1º), no auditório do prédio administrativo do Hospital da Unimed Salto/Itu, ocorreu a inauguração do polo educacional da Faculdade Unimed. Na ocasião, além da cerimônia de apresentação da novidade, houve a entrega dos certificados de conclusão das primeiras turmas de colaboradores e médicos cooperados que fizeram os cursos de pós-graduação em Cuidados Paliativos e Administração Hospitalar, já em parceria com a instituição de ensino. 

Para dar as boas-vindas a todos, o diretor-presidente da Unimed Salto/Itu Dr. Arnaldo Passafini Neto e o diretor de administração e finanças Dr. Amílcar José Ribeiro Carvalho destacaram a satisfação com a inauguração e com a reunião de um grupo de pessoas que acredita em um mesmo propósito. 

“Nós participamos das mesmas coisas, nós acreditamos nas mesmas coisas, nós defendemos os mesmos ideais, nós acreditamos no cooperativismo. Então, eu acho que ficaria talvez até um pouco insensato falar ‘bem-vindo’. Eu acho que talvez o mais correto seria ‘entrem, que a casa é de vocês’”, enfatiza Amílcar. 

O evento de inauguração do novo polo da Faculdade Unimed representa um marco importante, pois funcionará também como a primeira unidade de negócios da Faculdade Unimed. “A estrutura dos polos educacionais nos aproxima ainda mais das Unimeds e dos profissionais, o que nos facilita perceber as suas principais dificuldades e necessidades para podermos atuar de forma estratégica. Agora estamos também nas cidades de Salto e Itu para contribuirmos com a qualificação de todos os cooperados da singular, incluindo a equipe técnica do hospital e demais profissionais de saúde da região”, explica Adelson Chagas, diretor administrativo financeiro da Fundação Unimed.

O diretor acadêmico da Faculdade Unimed, Fábio Leite Gastal, destacou o poder da educação e do cooperativismo para o desenvolvimento do Sistema Unimed. “Quando inauguramos um polo educacional é como se estivéssemos abrindo as nossas asas para a ampliação e disseminação do conhecimento. Eu fico muito feliz com isso, pois estamos estendendo a nossa atuação. Celebramos aqui, nesta noite, a educação e o seu poder de transformação. Eu também acredito muito nesse pilar do cooperativismo como diretriz clara para um futuro mais igualitário, saudável e sustentável”, destaca.

A solenidade contou com a presença dos diretores executivos da Unimed Salto/Itu, Dr Adriano Rogério Navarro, diretor de mercado, e Dr. Flávio Francisco Vitale Filho, diretor de recursos próprios. Além disso, também participaram Aramis Moutinho Junior, superintendente executivo do Sescoop/Ocesp, e Dr. Eduardo Ernesto Chinaglia, presidente da Fesp.

Presidente fala

Após a cerimônia, o diretor-presidente da Unimed Salto/Itu Dr. Arnaldo Passafini Neto falou ao JP sobre os primeiros meses de operação do hospital, o polo educacional e as novidades que deverão ser implantadas em breve.

“Por mais que soubéssemos trabalhar com hospital, porque por muitos anos tivemos um hospital menor em Salto, vir para este prédio maior, aumentou muito a complexidade do nosso trabalho. Com isso, esses primeiros meses de trabalho foram um grande desafio. Ao mesmo tempo, percebemos que nós não podemos só trabalhar em criar estruturas mais complexas; nós precisamos capacitar quem trabalha nessas estruturas para atingir o melhor objetivo e a melhor qualidade”, disse.

Segundo ele, chegou a fase em que a Unimed Salto/Itu conseguiu estabilizar a situação hospitalar, aprendendo a trabalhar com uma estrutura maior. “Agora nós precisamos ter uma educação continuada dentro do hospital, para cada vez mais entregar qualidade para nossos beneficiários e toda a comunidade”.

O diretor-presidente diz que o Polo Faculdade Unimed terá um foco inicial nos médicos cooperados e demais colaboradores da Unimed Salto/Itu, mas será aberto “absolutamente a toda comunidade”. “Vão ser oferecidos, ao longo do tempo, cursos mais básicos como Técnico de Enfermagem e outras especializações na área da saúde para as pessoas que estejam ou não trabalhando, que queiram melhorar sua qualidade educacional e profissional, com um custo bastante acessível”, afirmou.

Passafini também adiantou novidades que serão implantadas em breve no Hospital da Unimed Salto/Itu. “Pretendemos trabalhar com cada vez mais complexidade. Estamos trazendo, provavelmente num curto espaço de tempo, a cirurgia cardíaca. Temos a hemodinâmica, que faz toda a parte de cateterismo cardíaco e todo o intervencionismo do ponto de vista não de cirurgia aberta, mas precisamos trazer a cirurgia cardíaca”.