“A Incrível Máquina de Livros” alegra ituanos e incentiva a leitura

Muitas pessoas ficaram curiosas e acabaram parando para conhecer a van que abriga a “incrível máquina de livros”/ Foto – Gabriela Prado

“A Incrível Máquina de Livros”, que está disponível na Praça da Matriz desde quinta-feira (23), reuniu bom público em seu primeiro dia de exibição e alegrou boa parte dos ituanos que foram apreciar a novidade. A iniciativa fica na cidade das 10h às 18h, encerrando-se hoje (25).

A Infinito Cultural, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), teve a ideia de gerar curiosidade de forma simples e lúdica e atrair o interesse das pessoas através da leitura. Na Incrível Máquina de Livros, é possível inserir um livro já lido, novo ou usado – em bom estado –, e adquirir outro, escolhendo as categorias “Adulto” e “Infantil”.

“Eu espero que tenha sempre. Eu adorei. Livros mudam o mundo. Eu com certeza venho de novo”, comenta Anetti Alegro, hoteleira de 31 anos, sobre o projeto. Já o estudante Felipe Carvalho, de 16 anos, disse que também gostou da iniciativa, acrescentando que “a leitura é importante e melhora a comunicação”.

O projeto, realizado através do ProAC – SP, conta com o apoio da Prefeitura de Itu e superou as expectativas da produção do mesmo. “As expectativas são as melhores possíveis. Percebemos um número alto de interessados”, conta Ricardo Martins, produtor executivo da iniciativa da agência Infinito Cultural.

Segundo Ricardo, a iniciativa começou na cidade de São Paulo com cinco mil livros para troca. “A Incrível Máquina de Livros” esteve também na cidade de São Bernardo e irá para a cidade de Salto após Itu. “Em São Paulo tivemos uma troca excelente e estamos com solicitação para levarmos a iniciativa para mais 25 cidades”, finaliza Ricardo.

“Essa iniciativa é muito importante para o mundo de hoje, cheio de tecnologia. Isso [projeto] vai além do que se espera. Cultura a mais é sempre bem vinda”, conta Carlos Henrique, produtor de vídeo do projeto. Outros elogios, como “incrível”, “bacana” e “muito bom”, foram ditos por ituanos no primeiro dia da iniciativa na cidade. “A Incrível Máquina de Livros” irá para a cidade de Salto no dia 30 de novembro e ficará até o dia 02 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas pela página do Facebook (/incrivelmaquinadelivros). (Gabriela Prado)