Indaiá: Sinfônica realiza apresentações da série “Concertos na Comunidade”

Sinfônica de Indaiatuba reúne músicos em encontros na comunidade (Foto: Felipe Gomes/AMOJI)

Com a proposta de fomentar a cultura da música orquestral, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba promove a série “Concertos na Comunidade”, que reúne, além dos integrantes da Sinfônica, músicos da Orquestra Jovem, em encontros em diferentes bairros da cidade. A série começou ontem (10) e segue hoje (11) e amanhã (12). O evento conta com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. 

Ao todo serão três concertos ao longo do mês, com obras de compositores de diversos tempos e lugares, inclusive música brasileira. Entre eles a Serenata nº 13 (Allegro – Eine Kleine Nachtmuzik), de Mozart; Concerto Alla Rústica e Concerto para dois violinos em la menor RV522, ambos de Vivaldi; Playfull Pizzicatto, de Benjamin Britten (Symple Symphony); Quatro Momentos, de Ernani Aguiar; e Mourão, de César Guerra Peixe.

Além dos músicos da Orquestra Jovem e do grupo de cordas da Sinfônica (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), os encontros ainda terão como convidados os solistas Jéssica Benedecte e Alfredo Rezende, que integram a Sinfônica e são professores da Escola de Música.

A série Concertos na Comunidade marca o início das atividades artísticas da Sinfônica de Indaiatuba em 2023, que terá abertura oficial de sua temporada em março. “Preparamos uma temporada muito especial para este ano, com apresentação de grandes obras do repertório sinfônico e participação de solistas renomados da música brasileira”, destaca o maestro Paulo de Paula. 

“Esse conjunto de apresentações pretende aproximar diferentes públicos da música orquestral, por meio da criação dessa vivência nos espaços de convívio da comunidade. É um convite para que todos partilhem dessa experiência”. Hoje a apresentação será às 18h30, na Igreja Santa Rita (Avenida Major Alfredo Camargo Fonseca, 399, Cidade Nova I). Já amanhã será às 19h30, na Igreja São João Paulo II (Avenida Clóvis Ferraz de Camargo, 930, Parque Campo Bonito).