Indaiatuba é 13ª em ranking das melhores cidades para fazer negócios

Cidade ganhou seis posições em relação à lista do ano passado. Estudo é feito pela Urban Systems e publicado na Revista Exame

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Indaiatuba subiu seis posições e é a 13ª no Ranking de 2016 das Melhores Cidades para Fazer Negócios. No ano passado, o município ficou com a 19ª posição no estudo da Urban Systems publicado pela Revista Exame. O 1º lugar é de Barueri pelo segundo ano consecutivo. A 3ª edição do estudo, que avaliou 28 indicadores dos 308 municípios com mais de 100 mil habitantes no País, foi publicado na edição desta semana da revista.

Outros oito municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) aparecem na lista das 100 melhores, entre eles Indaiatuba está na 4ª posição, com 9,88 pontos, ficando atrás de Paulínia, em 1º com 10,66 pontos; Campinas, em 2º com 10,22 pontos; e Valinhos, em 3º com 10,15 pontos. Americana, Hortolândia, Atibaia, Itatiba e Sumaré também figuram entre as 100 melhores.

Os 28 indicadores que serviram de base para o estudo foram divididos em quatro categorias: desenvolvimento econômico, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento social. Os indicadores vão desde o crescimento populacional, empresarial e de empregos, matrículas em cursos superiores, frota de automóvel, até percentual de conexões de banda larga fixa e índice de perdas na distribuição de água.

De acordo com o levantamento feito pela Urban Systems, as cidades mais promissoras estão nas regiões Sudeste e Sul, somando 3/4 do ranking. Na 2ª edição da pesquisa, em 2015, foram analisados 648 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes. Em 2014, quando a Revista Exame publicou o ranking pela 1ª vez, Indaiatuba ocupava a 64ª posição entre 293 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.

O estudo tem como base o Índice Mercadológico de Atratividade, um modelo de análise desenvolvido pela Urban Systems, que por possuir metodologia dinâmica e customizada, é utilizado para direcionar o planejamento estratégico de empresas e negócios em diferentes segmentos, hierarquizando regiões e priorizando mercados.