Indaiatuba: Elevatória de Esgotos que irá atender a Zona Norte está na etapa final
O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) terminou nesta semana as obras da Estação Elevatória de Esgoto, que irá atender a região Zona Norte bombeando o esgoto para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) “Mário Araldo Candello” no Distrito Industrial. A próxima etapa será a interligação.
Esta é a segunda de um total de três elevatórias que, junto aos 45 km de redes coletoras, emissários e linhas de recalque previstos no projeto, irão beneficiar 20 bairros, entre eles Recreio Campestre, Internacional de Viracopos, Aldrovandi e adjacências, contribuindo com a coleta e afastamento do esgoto gerado na região.
Os bairros que desde 2010 recebem o abastecimento de água tratada encanada, implantado através de PCM (Plano Comunitário de Melhorias), agora já dispõem de rede coletora de esgoto, implantada sem custo ao usuário – benefício conseguido com recursos do Reágua (Programa Estadual de Apoio à Recuperação de Águas). “Atender ao usuário com eficiência é um desafio vencido dia a dia pelos funcionários do SAAE, algo que exige dedicação e empenho, mas que executamos com orgulho”, comenta o engenheiro Sandro Coral, superintendente do SAAE.
As estações elevatórias de esgoto existem para bombear resíduos das tubulações, quando localizadas abaixo do nível da estação de tratamento, em muitas situações são necessárias por estarem a áreas de mananciais, para impedir sua contaminação, além de direcionar o curso do esgoto.