Cortejo do Divino’ conta com Irmandade de Laranjal Paulista

Por: Fernando Campos

 

cortejo divinoNo último domingo (8), muitos ituanos acompanharam o Cortejo Solene da Bandeira do Divino Espírito Santo, realizado pelo Núcleo Cultural da Folia do Divino de Itu. O evento teve apoio da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e a participação da Irmandade de Laranjal Paulista.

Estiveram presentes a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zélia Vaccari Gomes, e os secretários Allie Marie Queiroz (Cultura), Ricardo Xavier da Silveira (Turismo) e Patrícia Otero (Meio Ambiente).

O cortejo

Como tradicionalmente todos os anos, na manhã do último domingo (8) aconteceu o Solene cortejo da Bandeira do Divino pelas ruas centrais de Itu. A concentração e o primeiro ponto visitado foi o Museu da Música, na rua Floriano Peixoto, onde cantores violeiros acompanhados do Coral Vozes de Itu iniciaram os preparativos.

Seguindo da rua Floriano com destino ao Espaço Fábrica São Luiz, em um momento de plena emoção, o cortejo ituano se encontrou na Praça Anchieta com a Irmandade de ‘Lara’, da cidade de Laranjal Paulista, contribuindo e abrilhantando tal tradição com seus meninos cantores e seu modo de festejar. Com direito a estampido de trabuco (espécie de cartucheira); usada por bandeirantes, a irmandade também carrega uma espécie de remo com nomes de participantes atuais e póstumos.

No interior da casa, o condutor da bandeira, Alferes Marcelo de Arruda, abençoa os quatro cantos, enquanto o coral Vozes canta as Jaculatórias ao Divino Espírito Santo, estas compostas por Elias Álvares Lobo, em 1898 e transcritas pelo Museu da Música.

Após o encontro, os dois cortejos seguiram para o Espaço Fábrica São Luiz, passando pelo Lar e Escola Santo Inácio, Antiquário Lila, Museu da Energia, Casa Amarela, com encerramento na Casa da Praça, na Praça Padre Miguel.

Nos sete pontos visitados, foram realizadas canções e orações e o Cortejo faz curtas visitas nestes sete pontos do eixo histórico ituano. A medida em que a caminhada segue pelas ruas e de um ponto a outro, as fitas que enfeitam a bandeira ganham nós, feitos pelos que pedem graças ao Espírito Santo.

O professor Luis Roberto, coordenador de Acerdo do Museu da Música destacou da importância de manter essa tradição cultural “Essa é uma festa do povo. Da memória cultural e ela só morre se a gente deixar”, enfatiza agradecendo a presença da Irmandade Laranjalense, prometendo pagar essa ilustre visita.

Ao final, a primeira dama Zélia Vaccari Gomes, que acompanhou todo o cortejo, declarou aberta a semana do Divino, lembrando que às 8h30 do próximo sábado acontece o tradicional Desfile do Divino, com concentração em frente a Câmara dos Vereadores, seguindo pelas ruas centrais da cidade.

Quanto a mostra “O cotidiano das casas paulistas” pode ser visitada de terça a sextas-feiras, das 9h às 16h e domingos das 10h às 16h.

Confira o restante da programação da Semana Almeida Júnior:

 

12 de maio – quinta-feira

19h30 – Lançamento do livro “Almeida Júnior, uma alma brasileira?” da professora e artista plástica Paula Giovana Andrietta Frias e abertura da exposição de trabalhos da autora. Local: Casa da Praça, Praça Padre Miguel, 56, Centro.

 

13 de maio – sexta-feira

9h30 e 14h30 – Estudo do meio – alunos de desenho da Escola Municipal de Iniciação Artística “Manolo Santoro” no Parque Ecológico Almeida Júnior. Local: Avenida do Parque, 271, Jardim Plaza Athénée, com acesso pela rotatória da Avenida das Graças (Jardim Paraíso I)

 

15 de maio – domingo

11h – apresentação da Banda União dos Artistas. Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro.

 

Crédito: Fernando Campos