Infestação de escorpiões preocupa moradores e comerciantes do Centro

Munícipes afirmam que o problema ocorre desde o segundo semestre do ano passado. Prefeitura se compromete a verificar a situação

escorpiao

Daniel Nápoli

Durante o verão, são muitas as reclamações relacionadas aos criadouros do mosquito Aedes aegypt, responsável pela transmissão de doenças como dengue, Zika e Chicungunya. Não bastasse isso, moradores e comerciantes do Centro de Itu estão convivendo há meses com outro problema: os escorpiões.

Segundo munícipes que residem e trabalham nas proximidades do Largo da Matriz de Nossa Senhora da Candelária, os animais peçonhentos são encontrados com facilidade nas imediações desde o segundo semestre do ano passado.

O engenheiro Jair de Oliveira, morador de um dos locais afetados, conta que já encontrou escorpiões diversas vezes no interior de sua residência. “Já localizei embaixo de minha cama, no quintal da minha casa, na janela… Enfim, em muitos lugares, e isso é um absurdo. Minha casa é muito limpa; tenho uma empregada que faz tudo com muito zelo. Não era para ocorrer essas coisas”, ressalta.

Em tom de preocupação, o reclamante reforça. “Todos nós, moradores e comerciantes da região, estamos alarmados. É uma situação muito perigosa. As autoridades deveriam fazer um tratamento nesta rede de esgoto, que só vem sendo emporcalhada. Nós fazemos nossa parte, mas é preciso que as autoridades também façam. É preciso que tomem providências”, adverte.

Perigo
A comerciante Queila Costa Pelozini comenta que levou um susto ao se deparar com o animal peçonhento no local de trabalho. “Hoje de manhã (quinta-feira, dia 11) fui abrir minha loja e, ao levantar a porta de ferro, um escorpião amarelo caiu próximo a um cliente e a mim. Se tivesse caído em um de nós, certamente teríamos sido picados”, reclama.

Queila explica que o problema é maior do que muitos podem imaginar. “O pior de tudo é que os escorpiões que aparecem aqui e na vizinhança são os amarelos, que são bem venenosos. Estamos com muito medo. Todos os dias passo em meu estabelecimento água sanitária e jogo a mesma nos bueiros para ver se ameniza o problema”, conclui.

Imóveis verificados
Questionada, a Prefeitura de Itu, por meio do departamento de Controle de Vetores da Secretaria Municipal da Saúde, informa que verificará os imóveis dos reclamantes e orienta ainda que as reclamações sejam formalizadas junto ao serviço, por meio do telefone (11) 4013-1401.