Informal 23-06-21

Por André Roedel
redacao@jornalperiscopio.com.br


Reabertura

Após mais de um ano fechado, o Museu da Energia de Itu (Rua Paula Souza, 669, Centro), instituição ligada à Fundação Energia e Saneamento, reabre as portas para os visitantes no dia 1º de julho (quinta-feira). A unidade inaugura a mostra “Água Virtual”, conceito que refere-se à quantidade de água embutida na produção de insumos, como alimentos, roupas e equipamentos. Por meio de uma linguagem simples, o público é estimulado a repensar sua relação de consumos e uso consciente dos recursos naturais, especialmente, a água. Em 2020, o grupo de estudos da unidade realizou uma pesquisa que abordou diversos tópicos do tema, o que auxiliou na produção da exposição. Os agendamentos estão disponíveis para grupos de até 5 pessoas, às 10h ou 14h, de quinta-feira a sábados. Informações pelo telefone (11) 4022-6832 ou pelo e-mail itu@museudaenergia.org.br. Agendamento pelo site: https://bit.ly/VisitaMuseuEnergiaItu.

Foto: Caio Mattos


Premiado

Uma grande conquista do cinema nacional para o mundo: “A Última Floresta”, do diretor Luiz Bolognesi (que já morou em Itu), filme produzido pela Gullane em parceria com a Buriti e exibido este ano na seção Panorama em Berlinale, é o vencedor na categoria “The Panorama Audience Award 2021”. A competição faz parte do Berlin International Film Festival e reuniu mais de cinco mil votos. Esta é a segunda vez que a Gullane é premiada pelo Panorama Audience Award, a primeira vez aconteceu em 2015 com o filme “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaerte. “A Última Floresta” e “Que Horas Ela Volta?” são os únicos filmes brasileiros, na história, a receberem esse prêmio em Berlin. O Panorama Audience Award acontece desde 1999. Este ano, o Panorama apresentou 16 longas-metragens para os espectadores escolherem seus favoritos. 5.658 votos foram contados para determinar o filme vencedor do Panorama Audience Award.


Criação ituana

O chef ituano Marcos Nunes, fundador da rede Let’s Eat, criou o Fondue Burger, uma pedida para o inverno que já começou. O prato, que estará disponível a partir de amanhã (24), consiste em oito mini burgers para comer com molho de queijo cheddar e molho de queijos gruyere e emmental, além de lascas de bacon. O prato é mais uma das criações do chef Marcos Nunes, que tem reeditado com frequência pratos tradicionais da cozinha casual para atrair e conquistar novos clientes. “O inverno e o fondue se completam, é um casamento perfeito. Então, por que não criar um fondue diferente, que tivesse a “cara” do nosso restaurante? Foi assim que surgiu a ideia, e tenho certeza, ficou deliciosa”, afirma Nunes.


Novidade

O Grupo HEINEKEN no Brasil anunciou seu principal lançamento do ano: a cerveja puro malte Tiger, uma das principais marcas globais do grupo. A novidade chega ao sul do país em julho, e em agosto nas regiões sudeste e nordeste do Brasil. Criada nas ruas de Singapura em 1932 e presente em mais de 50 países, Tiger é uma das cervejas internacionais mais famosas da Ásia. A cerveja será produzida no país, nas fábricas de Itu e de Pacatuba/CE.


Tomando forma

Aos poucos vai tomando forma o CILA (Centro Ituano de Letras e Artes), que irá ocupar o prédio do antigo velório municipal, na Praça Conde de Parnaíba. O espaço, que terá como patrono o jornalista e escritor Laurentino Gomes (autor de “Escravidão”), deve ser inaugurado nos próximos meses e visa ampliar a prestação de serviços culturais, além de funcionar como espaço de lazer, entretenimento, convivência, diálogos e aprendizado. O CILA será um ponto entre as escolas, universidades e museus para alcançar um amplo público falante da Língua Portuguesa, nascendo um novo ponto de encontro com o intuito de ser interativo, onde a simbiose dos saberes ocorrerá de forma natural e prazerosa.


>>> DICA DE LIVRO

Era Uma vez em Hollywood
Livro inspirado no roteiro do filme homônimo, vencedor de duas estatuetas do Oscar 2020, é a aguardada estreia literária do premiado diretor Quentin Tarantino. Após uma década de trabalho mediana, Rick Dalton acha difícil engolir a ideia de que a indústria cinematográfica passa muito bem sem ele, obrigado. Sentindo que sua carreira de ator está cada vez mais próxima do fim e mergulhado em uma crise existencial, Rick está disposto a se submeter ao lobby cruel de Hollywood para tentar adiar sua ruína. Para isso, vai cogitar uma investida no cinema italiano, encarnar um vilão controverso em uma série de faroeste e aceitar conselhos profissionais de uma respeitada atriz de oito anos de idade. Cliff Booth, seu dublê e melhor amigo, também começa a perder oportunidades, mas não necessariamente por causa do declínio do chefe. Booth, que pode ter matado sua mulher e escapado da cadeia, é visto como assassino por quase todas as equipes em quase todos os sets de filmagem de Los Angeles. Com 560 páginas, o livro é da editora Intrínseca.


PENSE NISSO
“A consciência é o melhor livro de moral que temos; e é, certamente, o que mais devemos consultar.” (Blaise Pascal)