Inscrições para oficina prática de documentário “Olhar o Real” estão abertas

O projeto é apresentado pelo Historiador e Produtor Erik Tavernaro/ Foto – Arquivo Pessoal

Promover um novo ponto de vista sobre a realidade em que se vive. Essa é a proposta do projeto cinematográfico “Olhar o Real: oficina prática de documentários”, que acontece durante o 25º Festival de Artes de Itu, para jovens de 12 a 17 anos, com duração de 30 horas.

As oficinas acontecerão durante os dias 01 e 31 de agosto e as inscrições gratuitas podem ser realizadas até o dia 31 de julho pelo e-mail cultura@itu.sp.gov.br. Serão 30 vagas e as aulas acontecem às quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 16h30, no Centro de Referência de Ação Social (CRAS) Pipa (R. Romão Bruni, 100, Pq. Industrial).

Durante o curso, os alunos irão encontrar um ambiente criativo, de reflexão sobre o cinema documentário, onde terão a possibilidade de exercitar os olhares e contarem suas próprias histórias através do audiovisual. O projeto, apresentado pelo Historiador e Produtor Erik Tavernaro, busca oferecer ao participante a compreensão dos recursos estéticos, narrativos e estruturais das diferentes formas de expressão da linguagem cinematográfica no documentário.

A oficina ainda contará com a contribuição da professora de Cinema do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), Lilian Santiago, que estará presente durante um dos encontros para falar sobre o Roteiro no Documentário. “Minha expectativa é que os participantes se apropriem dos recursos  audiovisuais e promovam um novo ponto de vista sobre a própria realidade, rompendo estigmas e fortalecendo suas próprias identidades em relação à sociedade”, conclui ErikTavernaro. Os documentários serão posteriormente apresentados em data a definir. Informações: (11) 4886-9747 (com Paulo).