Instalação interativa “Jardim Robótico” será realizada em Itu

Rafael Chiafarelli, com formação em engenharia mecatrônica e cinema, amplia e reflete seu olhar artístico (Foto: Rafael Chiafarelli/Divulgação)

A partir de quinta-feira (14), a cidade de Itu apresentará uma instalação imersiva, com incentivo da Secretaria de Cultura e contemplada pela Lei Paulo Gustavo. A obra “Jardim Robótico” de Rafael Chiafarelli, estará aberta gratuitamente para ser visitada em quatro finais de semanas de forma itinerante em diversos espaços públicos da cidade.

A instalação tem como elemento principal uma obra de arte plástica digital, uma árvore cinética, a “A árvore da Visão”, entrelaçada por fios ocultos entre galhos e folhas imaginárias, pontuadas com luzes e câmeras conectadas a micro-cérebros digitais que buscam os rostos das pessoas e  levam a imagem do visitante para as telas. Essa imagem é tratada e modificada para o visitante ver suas feições, porém, o visitante entende que se trata de um elemento novo.

A Árvore da Visão promove um mergulho em um espaço diferente ao que nossos sentidos estão habituados, ampliando a percepção de uma imersão interativa. Neste trabalho Rafael Chiafarelli, com formação em engenharia mecatrônica e cinema, com diversos curtas já produzidos, inspirado no seu trabalho de conclusão acadêmica no qual atuou como coordenador de experimentos originados com o grupo de estudo da UNESP, amplia e reflete seu olhar artístico e curioso sempre aberto para novas experimentações e caminhos para tecnologia atreladas à produção de arte.

Nas suas palavras, “esta obra de arte se conecta a isso. Se conecta à minha forma de expressar a conexão com o ser humano. Além dessa conexão, acredito que o ser humano entende como o ambiente que vive se transforma e como ele muda, mas principalmente como o meio aprende e se adapta à nossa presença e minha jornada, então está em experimentar e observa essa transformação em mim e no público visitante”.

O projeto foi contemplado pela Lei de fomento ao setor audiovisual “Paulo Gustavo”, através do edital 08/2023 – chamamento público promovido pela Secretaria de Cultura de Itu, subsidiado pela Secretaria de Cultura do Estado de SP. O primeiro espaço a receber a obra será o SESI. A instalação poderá ser visitada entre os dias 14 a 17 de março. O SESI fica na Rua José Bruni, 201, bairro São Luiz.