Itu chega aos 412 anos com muita história
Itu completa 412 anos nesta quarta-feira (02). Mas você sabe quais são as origens da cidade? Os bandeirantes Domingos Fernandes e seu genro Cristóvão Diniz receberam por sesmaria um lote de terras em 1604, nos Campos de Pirapitingui. Em 1610 com a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Candelária (local onde hoje há a Igreja do Bom Jesus) e a formação de um povoado, nasceu em 2 de fevereiro de 1610 Utu-Guaçu, hoje Itu.
Numa rápida linha do tempo, a fundação de Itu deu-se em 1610. Em 1653 foi criada a freguesia e em 1657, foi elevada à categoria de vila, com direito a possuir uma câmara municipal. O crescimento de Itu começou a partir de 1776, quando já havia 180 casas e os comerciantes começaram a abastecer bandeirantes que buscavam, por intermédio do rio Tietê, desbravar terras.
Com negócios de exportação de açúcar para a Europa, a Vila de Itu experimentou um grande crescimento, multiplicando o número de escravos e engenhos de cana e em 1811, foi criada a Comarca de Itu.
Em 1822, Itu recebeu o título por parte do imperador D. Pedro I de Fidelíssima, por sua posição a favor da independência. Em 1842, pela Lei Provincial de 5 de fevereiro de 1842, a Vila de Itu foi elevada a categoria de cidade e a partir de 1850 – e por vários anos – Itu foi considerada a cidade mais rica da Província de São Paulo, com importante participação na vida econômica e política paulista. O ano de 1873 marcou historicamente a cidade, com a realização da Convenção Republicana, a primeira no Brasil, que fez Itu tornar-se conhecida como Berço da República.
Com o declínio da cultura do açúcar, o café acabou sendo a base da economia até 1935 e a partir de 1950 novas indústrias se instalaram na cidade, principalmente as cerâmicas. Na década de 1970, principalmente com a construção da Rodovia Castello Branco, novas indústrias vieram para a cidade.
O turismo deu uma grande visibilidade à cidade a partir de Francisco Flaviano de Almeida, o conhecido Simplício, que eternizou Itu como a cidade onde tudo é grande, atraindo turistas não apenas da região, como de todo o Brasil e até do exterior.
Atualmente, com um grande número de condomínios, e com várias estradas que facilitam a chegada de turistas, Itu é uma cidade tranquila para morar, segura e aprazível. Seu povo é respeitador, receptivo e muito orgulhoso dos 412 anos de grandiosa história.
“Segura, receptiva e aprazível”…
Tá bom.