Itu chora o falecimento de Espigão

Sempre muito alegre, curtia cantar entre os amigos

A cidade perdeu, na última quarta-feira (26), José Carlos de Bernardes, o conhecido Espiga, ou Espigão, um dos grandes nomes do salonismo em todos os tempos.

Natural de Boituva/SP, Espigão veio para Itu com a família aos 16 anos e logo fez ambiente no esporte, praticando futebol de salão, onde atuou em equipes consagradas como Grêmio Paula Souza e Melo, Bangerais e Jato Car. Sua intimidade com a bola pesada o levou a defender a Seleção Ituana, onde foi campeão em duas oportunidades nos Jogos Regionais, nos anos 1960.

Sucesso no Jato Car na década de 1980 com Zé Carlos Arruda, Espigão, Nelsinho Fruet, Vitor Moraes, Daíco, Ulisses, Marcial, Tucano, Toninho Fragnani e Arcílio Bragagnolo. Grandes amizades

No futebol profissional, Espigão foi dirigente do DERAC (Departamento de Estradas de Rodagem Atlético Clube), time da Terceira Divisão de Itapetininga. Sempre ligado ao esporte, era torcedor apaixonado pela Sociedade Esportiva Palmeiras e Ituano Futebol Clube.

Solteiro, José Carlos de Bernardes era aposentado como engenheiro mecânico do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e também atuou em corretagem de imóveis. Seu corpo foi sepultado no jazigo da família no Cemitério Municipal de Itu na última quinta-feira (27).