Itu: Comércio se prepara com otimismo para a geração de empregos e vendas no Natal
Faltando pouco mais de dois meses para as festas de final de ano, começam as especulações a respeito da expectativa do comércio para o período, ainda com o período de recessão que não só o Brasil, mas o mundo todo atravessa.
Além disso, o fatal novo governo federal que terá início em 1º de janeiro de 2019, seja com Jair Bolsonaro (PSL), seja como Fernando Haddad (PT), também faz com que se especule como será o “giro econômico” nos meses de novembro e dezembro. O Periscópio ouviu diferentes nomes da cidade que, de acordo com o seu segmento, comentaram sobre suas expectativas para o comércio em Itu, tanto na geração de empregos quanto na arrecadação.
Estabelecimentos
Nossa reportagem foi às ruas e contatou alguns estabelecimentos comerciais da região central de Itu. O gerente de uma loja de calçados do centro da cidade, André Luis Lepinsck, de 34 anos, conta que todo fim de ano tem contratação e dobra do quadro de funcionários. “Todo ano contratamos e esse ano contrataremos mais nove vendedores”, afirma ele, informando que a contratação fixa ou intermitente “depende do desempenho do funcionário”.
Sobre as expectativas para as vendas de fim de ano, André, que está há sete anos no cargo de gerente, comenta que acha que será bom. “Depois do meio do ano para cá está dando uma melhorada. Não é o que a gente esperava, mas está melhorando”.
Assim como André, a gerente de loja de roupas femininas Sheila Cristina Lino, de 38 anos, conta que, “como todo fim de ano, a expectativa é grande”. Há oito anos na função, ela também ressalta que pretende contratar mais duas pessoas para dar suporte na loja, mas sobre a nova reforma empregatícia, pondera que “ainda é tudo muito novo e ainda não estudamos sobre”.
Já Márcia Matsui, de 53 anos e proprietária de lojas de cosméticos na cidade há cerca de 25 anos, acha que o fim de ano “não está prometendo muita coisa”. “Está bem devagar. A gente trabalha há muito tempo no comércio, cada ano mais devagar”, expõe, pontuando que já contratou duas pessoas agora para não precisar contratar no fim do ano, assim como no ano passado também o fez, sendo todas essas contratações fixas e não intermitentes.
ACII
O Periscópio também esteve em contato com Rafaello Lorenzon, presidente da Associação Comercial e Industrial de Itu (ACCII), que embora acredite que só teremos a real dimensão de um crescimento número de empregos e de vendas após a definição do novo presidente da República, existem mecanismos que podem ser feitos para antecipar a indefinição e impulsionar o crescimento. “Como a tendência tem demonstrado acredito que a expectativa é termos um final dano melhor do que o ano passado. A ACII já lançou no final de agosto a campanha de Natal. Vamos sortear um carro 0k e outros prêmiosm e vale compras”.
Lorenzon explica como vai funcionar a campanha. “ Lojistas vão entrar com prêmio de cada loja e conforme a adesão das lojas associadas, a gente acredita que irá passar de 100 e esperamos com isso, movimentar o comércio. Queremos que as pessoas passem a comprar aqui em Itu, no associado. Por exemplo, a pessoa vai na loja, ganha um vale compras, daí ela vai voltar a consumir e dificilmente vai comprar só R$ 50 (valor do vale compras). É uma forma de estimular o consumo e vai ser algo que a gente espera que fique fixo no calendário da cidade e que seja ampliado a cada ano”, explica.
Rafaello comenta ainda que em novembro, a Associação trará para Itu um evento que possibilitará que o lojista e os demais membros da sociedade se preparem não só para o que esperar da economia no final do ano, mas para 2019 como um todo. “Teremos no próximo dia 07, no Temec (Teatro Maestro Eleazar de Carvalho), o evento chamado Bússola ACII, onde convidamos o econoimsta chefe do Banco Sicred, Pedro Ramos que falará, no pós-eleição e dar alguns sinais com base em quem foi eleito, para a gente ter esse norte. É um evento aberto ao público e servirá para o lojista saber como melhor trabalhar”, pondera.
Embora o evento seja aberto ao público, as vagas são limitadas (250). As inscrições podem ser feitas pelo site: http://aciitu.com.br/, pelo telefone: (11) 4013-8833 ou através do e-mail: http://aciitu.com.br/.
Prefeitura
O JP esteve ainda na Prefeitura, onde conversou com o secretário de Planejamento Plinio Bernardi Junior, que acredita em uma melhora, porém pede cautela. “Dezembro é o pico do comércio. A gente percebe um movimento maior. Estou otimista em relação a isso. Apesar de ser uma sazionalidade positiva, espero que seja melhor do que a do ano passado. A gente vê uma gestão moderna, pensando coisas novas. Vai ser um bom final de ano se comparado com o ano passado, mas ainda não do jeito que a gente gostaria. Talvez no ano que vem”.
Plinio disse ainda que se falando em Itu,o otimismo é grande, devido ao trabalho que vem sendo realizado desde o ano passado, para alavancar a economia no município e explica. “Mudança de lei de zoneamento na cidade,na qual foram abertos alguns corredores que não tinham muito interesse comercial para ter interesse, você deixa a cidade apta a receber nossos investimentos. A segunda foi pensando especificamente no Centro, queira ou não concentra a maior parte dos comerciantes e nós temos um projeto Centro”,diz.
O secretário, ainda desenvolve sobre o projeto na região central. “Envolve o asfaltamento das Santa Cruz e Santa Rita, iluminação com LED, reforma da Praça da Matriz e a Obra do Mercadão. Além disso, a segurança melhorou, menos guardador de carro, menos gente pedindo esmola, enfim, é uma somatória de coisas que deixa o turista o comerciante, o cidadão, com sensação maior de segurança, mais a vontade para sair na rua, ir às compras, movimentando o mercado”, encerra o comandante da pasta.
Sincomércio
A reportagem esteve ainda em contato com o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Itu e Região (Sincomércio), porém não obteve sucesso até o fechamento desta matéria.