Itu deve ganhar escola de pilotos em 2023
O Kartódromo Arena Itu, gerido pela Alpie Racing desde 2020, teve seus eventos retomados com a flexibilização das medidas sanitárias da pandemia e aposta, para o próximo ano, abrir uma escola de pilotos e atrair outros tipos de eventos como encontros de motociclistas, carros antigos, eventos musicais, feiras, confraternizações e atividades com fins privados.
Este ano, o espaço está realizando a Copa Itu Kart 2022. “Nossa expectativa para a Copa Itu é nos fortalecer ao máximo para que possamos receber bem todos os envolvidos, como pilotos e equipes, e para dar início ao Campeonato Brasileiro de Kart, que é o mais importante do Brasil e será realizado também em 15 de outubro desse ano, em Itu. Algo muito importante para nós e para o município”, afirma Aldo Piedade Júnior, sócio da Arena.
O empresário, que nasceu em meio do esporte automotor, acredita que fazer a gestão do kartódromo e suas atividades é mais fácil para ele e sua família em razão de sua história. “Nasci, literalmente, no meio do esporte automotor, no automobilismo. Meu pai foi piloto na década de 70 e 80 e fundou uma escola de pilotos em 1986, e desde então meu dia a dia foi corrida”, comenta Aldo.
A expectativa para os próximos anos é grande, já que a pandemia atrapalhou os planos da Alpie. “Nossa maior dificuldade na gestão do kartódromo foi com certeza a pandemia, pois reinauguramos o kartódromo em fevereiro de 2020 e em março chegou a pandemia dificultando muito esse início”, afirma.
Quase 30 anos
Construído pela família Schincariol e inaugurado em 24 de abril de 1994, o Kartódromo de Itu é considerado um dos mais importantes do país, em tamanho e estrutura.No decorrer das décadas, a administração do espaço mudou conforme a direção da fábrica.
Sua primeira administração foi da Schincariol, em seguida a Brasil Kirin e, mais recentemente, estava sob a direção do Grupo Heineken do Brasil. Em fevereiro de 2019, o Kartódromo Arena de Itu foi assumido pela Alpie Racing. O Grupo Heineken vendeu a área esportiva, pois estava seguindo estratégias de negócio.
Edição: Felipe Sinhá | Texto e Reportagem: Rafael Florentin, Rafaela Maciel e Sandro Rodrigues