Cinerama: Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Michelle Yeoh (ao centro) se destaca no filme(Foto: Divulgação)

Everything Everywhere All at Once, Ficção/Comédia, 2022
Direção: Daniel Kwan e Daniel Scheinert | Em cartaz no Topázio Cinemas

Nota: ★★★★

Você já parou para pensar o que seria da sua vida se tivesse tomado uma decisão diferente no passado? Quantas ramificações temporais uma simples escolha poderia gerar? Esse é o mote de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, uma divertida viagem nonsense no tempo e espaço entre as inúmeras possibilidades na vida de Evelyn (Michelle Yeoh), uma pacata chinesa que foi para os EUA ganhar a vida nos subúrbios ao lado do marido, morando em cima de uma lavanderia de sua propriedade. 

O filme leva ao extremo o conceito de múltiplos universos (tal qual em “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”) e, através das pitorescas variedades de realidades paralelas (como uma em que os seres humanos têm salsichas no lugar dos dedos), faz rir quase o tempo todo. Mas também abre espaço para reflexões filosóficas e um bonito drama entre Evelyn e sua filha Joy (Stephanie Hsu), que chega a emocionar. 

Com um roteiro amalucado mas bem pensado, cenas de ação empolgantes e atuações no ponto certo, o bem conduzido longa dirigido pelos Daniels é uma das maiores experiências cinematográficas do ano e tem tudo para figurar nas principais premiações. Vale a pena conferir.

STREAMING

Spiderhead
Em um futuro próximo, as pessoas condenadas têm uma chance única de reduzir suas sentenças. Para isso, elas precisam se voluntariar como cobaias para experimentos médicos com drogas que alteram as emoções humanas. Dois prisioneiros que lutam contra os arrependimentos do passado decidem se submeter aos procedimentos. Porém, a droga que eles recebem é capaz de gerar sentimentos de amor. Agora a dupla começará a questionar a realidade de suas emoções. O filme é uma produção original da Netflix e é do mesmo diretor de “Tron: O Legado” (2010), “Oblivion” (2013), “Homens de Coragem” (2017) e “Top Gun: Maverick” (2021), Joseph Kosinski. Com Chris Hemsworth, Miles Teller e Charles Parnell no elenco. Tem na Netflix.