Itu deve ter aumento nas vendas de Dia das Mães
No dia 14 de maio será celebrado o Dia das Mães. A data, considerada o “Natal do primeiro semestre”, comercialmente falando, não tem no cenário nacional uma expectativa de vendas das melhores.
De acordo com projeção da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), em comparação ao Dia das Mães do ano passado, as vendas em 2023 devem cair 4,1%, sob impacto dos juros altos.
A expectativa da entidade empresarial é de um volume de negócios de R$ 13,17 bilhões, após atingir R$ 13,73 bilhões em 2022.Se a estimativa for confirmada, será a mais baixa em três anos.
Ainda segundo a CNC, a projeção de queda nas vendas seria reflexo do crédito mais caro para os consumidores, já que os juros permanecem em nível elevado no Brasil.
A entidade afirma que, de acordo com o Banco Central, a taxa média de juros ao ano para pessoas físicas, ao final de março, estava no maior patamar dos últimos cinco anos e meio (58,3%).
A cidade de Itu, porém, vive um cenário mais otimista. Nesta semana, o Periscópio esteve em contato com a Associação Comercial e Industrial de Itu (ACII), que projeta vender mais do que em 2022. À reportagem, Dario Mazzi Junior, presidente da ACII, destaca esse otimismo.
“A Associação Comercial e Industrial de Itu está otimista. É uma data muito especial para o comércio e tem um apelo emocional muito forte. A expectativa é de um crescimento nas vendas de 6,5% em relação ao ano passado”.
Ainda segundo Dario, os produtos que deverão ser mais procurados são roupas, calçados e acessórios, seguido de perfumes ou cosméticos, chocolates e flores. “A expectativa é que os restaurantes fiquem cheios no domingo, 14 de maio, pois é um dia especial de muita comemoração”.
Dario, que tomou posse como presidente da ACII no dia 30 de março para o biênio 2023/2025, comenta sobre as expectativas da nova diretoria. “A força da ACII está nas parcerias que visam trazer mais benefícios aos associados”, esclarecendo que, como entidade representativa, deve atender as necessidades do empresariado, transformando a entidade na segunda casa dos empresários. “Trabalhar em equipe para fortalecer o comércio, a indústria e os prestadores de serviços”, finaliza.