Itu é a cidade que tem os piores motoristas da região

Por mês, mais de 156 motoristas têm a carteira nacional de habilitação (CNH) suspensa em Itu. O número é o maior entre os 27 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba. Só no ano de 2016, Itu teve 1.881 condutores que atingiram 20 ou mais pontos no período de 12 meses, um aumento de 19,8% se comparado com os 1.570 motoristas notificados em 2015. Os dados são do Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran) e não incluem motoristas que perderam a habilitação por embriaguez ao volante.

De acordo com os números do Detran, por dia, 5,2 motoristas ituanos são punidos com a suspensão. O órgão estadual destaca que o endurecimento das leis de trânsito e as infrações com pontos maiores na CNH, vigentes desde o ano passado, contribuíram para o aumento desse quadro.

Apesar dos números relativamente altos, o Detran-SP esclarece que isso não significa que todos os motoristas perderão a carteira. “O condutor notificado por ter atingido ou excedido o limite de 20 pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no período de 12 meses, ou por ter cometido uma infração automaticamente suspensiva não tem o direito de dirigir suspenso, imediatamente, pois tem amparo legal para apresentar defesa e recorrer das multas”, diz o órgão por meio de nota.

O cidadão tem direito de apresentar defesa e de recorrer das multas junto aos diversos órgãos autuadores e ao Detran. Além disso, para quem não atinge 20 pontos ou mais, as multas perdem o efeito suspensivo após 12 meses da data da infração.

Semanalmente, o Detran-SP publica no Diário Oficial do Estado a lista de motoristas que podem ter a CNH suspensa. A medida tem por objetivo oficializar o procedimento que será instaurado e dar ciência ao cidadão sobre o fato. O condutor também é notificado por carta, enviada ao endereço que consta no cadastro no Detran. A notificação estipula prazo de 30 dias para que o infrator apresente defesa junto ao Detran-SP. Os condutores que tiverem seus recursos negados estarão em situação irregular e deverão comparecer ao órgão de trânsito onde a CNH está registrada para entregar o documento. Os habilitados que tiverem a habilitação suspensa podem perder o direito de dirigir por um período que varia de um mês a um ano, dependendo da gravidade das infrações cometidas.