Itu está entre as 13 cidades paulistas a usar o plasma sanguíneo no combate à Covid

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu

Graças ao seu desempenho na luta contra a pandemia e aos esforços da Secretaria Municipal de Saúde na elaboração de um protocolo de intenções, a cidade de Itu está no seleto grupo de 13 municípios paulistas que passam a contar com o plasma sanguíneo no combate ao coronavírus.

Esse importante aliado no tratamento contra a doença é elaborado pelo Instituto Butantan e, por meio de um programa do Governo do Estado, começa a ser testado em unidades de saúde de São Paulo. Itu já recebeu nesta semana cinco bolsas de Plasma Convalescente (PC) que estão estocadas no banco de Sangue da Santa Casa e passarão a ser utilizadas no auxílio da recuperação de pacientes internados com Covid-19.

“A participação de Itu neste convênio, dada após a seleção de nosso município por atender todos os requisitos exigidos no protocolo, agrega mais uma esperança para acelerar a superação da cidade frente à pandemia”, comenta a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo.

Casos diminuem em Itu

De acordo com os boletins divulgados até a última quinta-feira (29) pela Secretaria Municipal de Saúde de Itu sobre a pandemia de Covid-19, o mês de julho registrou 60 mortes pela doença, número menor de óbitos em relação a junho (87).

O sétimo mês do ano contou ainda com uma redução no número de novos casos da Covid-19 em Itu. Ao todo, foram registrados 2.097 novos casos, contra 3.773 registrados em junho e 2.747 em maio.

Já sobre a vacinação contra a Covid-19, a cidade de Itu contou em julho com 26.664 pessoas tomando a primeira dose do imunizante e 10.501 tomando a segunda dose. Tomaram ainda a dose única 5.159 pessoas.